Londres e Edimburgo: as exposições inéditas no Jubileu da Rainha

Os 70 anos do reinado de Elizabeth II serão celebrados com altíssima pompa ao longo do verão

Por Bárbara Ligero Atualizado em 30 Maio 2022, 11h13 - Publicado em 27 Maio 2022, 14h02

Coroada em 2 de junho de 1953, a “imortal” Rainha Elizabeth II já é a monarca mais longeva da história do Reino Unido e está prestes a completar 70 anos no trono. Para dar início às comemorações do Jubileu de Platina da Rainha, foi decretado feriado nacional de quatro dias de 2 a 5 de junho. Muitos eventos importantes acontecerão no período e já estão com ingressos esgotados, como é o caso da Queen’s Birthday Parade e da Platinum Party no Palácio de Buckingham. Mas muitos outros se estenderão ao longo do verão e serão oportunidades únicas para visitar lugares geralmente fechados ao público, ver de perto objetos ligados à família mais polêmica da Terra e ainda participar de chás da tarde dignos da realeza. Confira eventos, exposições e passeios que celebram o reinado de Elizabeth II:

LONDRES

‘The Queen & Her Abbey Tour’ na Abadia de Westminster

Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster foi palco da coroação e do casamento da rainha. Public Domain Pictures/Pixabay

Além de ser usada para a coroação dos monarcas ingleses desde 1066, a Abadia de Westminster é palco de casamentos reais (como o da Rainha Elizabeth II com o Príncipe Philip e o do Príncipe William com Kate Middleton) e funerais (como o da Princesa Diana). Também estão enterrados ali 18 monarcas, incluindo a lendária Elizabeth I, e outras personalidades importantes, caso de Charles Darwin e Isaac Newton. Para celebrar o Jubileu de Platina, a igreja está promovendo um tour especial que passa pelo Trono da Coroação dentro da Capela de São Jorge, geralmente fechada ao público. Além disso, a visita guiada traz explicações sobre as missas e celebrações especiais que aconteceram ali durante os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Mais informações aqui.

Onde? Na Abadia de Westminster.
Quando? De 1º a 30 de junho.
Quanto? O tour custa £ 10, mas deve ser adquirido junto com o ingresso da abadia, que sai por mais £ 25. As reservas devem ser feitas com antecedência pelo site.

‘Superbloom’ na Torre de Londres

Torre de Londres
Na Torre de Londres estão guardados a coroa e o cetro de Elizabeth II. Gavin Allanwood/Unsplash

Às margens do Rio Tâmisa, a Torre de Londres é um dos maiores ícones de Londres. Cercado por um fosso e uma muralha, o lugar já serviu de palácio, fortaleza e prisão. Atualmente, a construção guarda e protege as joias da coroa – incluindo a coroa em si e o cetro que simbolizam o poder monárquico. A exposição foi totalmente renovada e passou a incluir mais peças após o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II em 2012. Dessa vez, a torre celebrará o longevo reinado de sua soberana transformando o seu fosso em um mar de flores: cerca de 20 milhões de sementes foram plantadas ali e florescerão ao longo do verão, formando tapetes de flores brancas, rosas, azuis e laranjas. O projeto do jardim foi inspirado no vestido usado pela rainha em sua coroação. Mais informações aqui.

Onde? Na Torre de Londres.
Quando? De 1º de junho a 18 de setembro.
Quanto? £ 36,50 o ingresso combinado para visitar o acervo e o fosso, £ 12 para visitar apenas o fosso e gratuito para ver o fosso de longe. Nos três casos, é preciso reservar com antecedência pelo site.

‘The Queen’s Accession’ no Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham
Palácio de Buckingham, a residência oficial e cenário da troca da guarda. Mike Marrah/Unsplash

Apesar da Rainha Elizabeth II ter passado cada vez mais tempo no Castelo de Windsor desde o início da pandemia, o Palácio de Buckingham continua sendo a sua residência oficial. Abertos para visitantes por somente dez semanas a cada verão, os State Rooms são salas centrais projetadas originalmente para os reis e rainhas receberem os seus súditos. Hoje, eles guardam algumas das obras de arte mais importantes da coleção real, de artistas como Rubens e Van Dyck. Nessa temporada, os quadros dividirão espaço com as fotos da Rainha Elizabeth II tiradas por Dorothy Wilding, que foram usadas para estampar os selos britânicos. Ao lado estarão as joias que a monarca estava usando quando foram feitos os retratos. Vale mencionar que nessa mesma época também estarão abertos para visitação os estábulos do palácio, onde estão guardadas as carruagens reais – das mais antigas à mais nova, que foi utilizada durante o Jubileu de Diamante em 2012. Mais informações aqui.

Onde? No Palácio de Buckingham.
Quando? De 22 de julho a 2 de outubro.
Quanto? £ 30 para visitar o palácio e £ 14 para os estábulos.

‘Life Through a Royal Lens’ no Palácio de Kensington

Kensington Palace
Exposição imperdível no Kensington Palace reúne fotos inéditas da família real. Katya Korovkina/Unsplash

A residência oficial do Príncipe William e Kate Middleton preparou uma das exposições mais interessantes dessa seleção. Life Through a Royal Lens traz a público uma série de fotografias, muitas delas inéditas, da realeza britânica. As mais antigas são do século 19 e mostram a jovem Rainha Vitória em composições que ainda seguiam os padrões dos retratos pintados. Em uma delas, ela aparece sem rosto. O motivo? A monarca teria ficado insatisfeita com a sua aparência e apagado a sua própria face da foto. Com o passar do tempo, os registros vão ficando cada vez mais descontraídos e intimistas e a mostra inclui até fotos tiradas pelos próprios membros da atual família real, sem o auxílio de fotógrafos profissionais. Príncipe Harry e Meghan Markle também aparecem na exposição. Outros destaques são uma foto nunca antes vista da Princesa Diana, feita por David Bailey, e um novíssimo retrato em 3D da Rainha Elizabeth II. Mais informações aqui.

Onde? No Palácio de Kensington.
Quando? De 4 de março a 30 de outubro.
Quanto? £ 20.

‘Jubilee – St Paul’s, the Monarch and the Changing World’ na Catedral de St Paul

St Paul Cathedral
A catedral no centro de Londres possui a maior cúpula do mundo, perdendo apenas para a da Basílica de São Pedro, no Vaticano.  T_Zoli/Pixabay

Além de marcar o local onde foi construída a primeira igreja cristã da Inglaterra, a catedral já recebeu o casamento do Príncipe Charles com a Princesa Diana e os velórios de Winston Churchill e Margaret Thatcher. Entre outros eventos históricos que aconteceram ali estão as celebrações de jubileus do Rei George III, da Rainha Vitória, do Rei George V e também da Rainha Elizabeth II, tema da exposição que ficará em cartaz até o final do ano. Vestimentas, pinturas e fotografias ajudarão a contar a história de cada um desses reinados. Mais informações aqui.

Onde? Na Catedral de St Paul.
Quando? De 25 de maio a 1 de dezembro.
Quanto? £ 18.

Leia tudo sobre Londres

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Londres 

WINDSOR

‘The Queen’s Coronation’ no Castelo de Windsor

Windsor
A atual residência da Rainha Elizabeth II é o Castelo de Windsor. Nihal Shah/Unsplash

Aqueles que visitarem o Castelo de Windsor nesse verão poderão não só conhecer o palácio onde a Rainha Elizabeth II está morando atualmente como também ver o vestido, o manto e os broches que foram usados em sua coroação há 70 anos. As peças foram disponibilizadas pelo Royal Collection Trust especialmente para o Jubileu de Platina, o que significa que essa é uma oportunidade rara de dar uma boa olhada nos detalhes do vestido, que possui bordados em fios de ouro e prata formando as flores que simbolizam os países governados pela monarca: a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, o trevo da Irlanda… Já o manto roxo é ornamentado com um bordado em fios de ouro que representam as espigas de trigo e os ramos de oliveira, símbolos de prosperidade e paz, respectivamente. Mais informações aqui.

Onde? No Castelo de Windsor.
Quando? De 7 de julho a 26 de setembro.
Quanto? £ 26.50.

EDIMBURGO

‘Scotland’s Majestic Malts’ no Scotch Whisky Experience

Whisky
Quer descobrir quais são os whiskies favoritos da rainha? Siga para o Scotch Whisky Experience! Dylan De Jonge/Unsplash

Ainda que tenha perdido um pouco de protagonismo para o novo Johnnie Walker Princess Street, o Scotch Whisky Experience continua sendo uma atração bastante procurada em Edimburgo para aprender sobre o processo de fabricação e degustar o tradicional whisky escocês. Durante o mês de junho, o espaço fará uma degustação especial dos blends que receberam a aprovação da Rainha Elizabeth II ao longo dos anos.

Onde? No Scotch Whisky Experience.
Quando? Em junho.
Quanto? É preciso reservar o Gold Tour, que custa £ 32, através do site e, no momento da degustação, pedir pelo ‘Scotland’s Majestic Malts’ .

‘Platinum Jubilee Display’ no Palácio de Holyroodhouse

Hollyroodhouse
O Palácio de Hollyroodhouse foi palco das aventuras e desventuras da Rainha Maria da Escócia. Diego Allen/Unsplash

Em 2022, está sendo comemorado o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, que corresponde a 70 anos de reinado. Mas a monarca já comemorou outros jubileus antes: de Prata (25 anos), Ouro (50 anos) e Diamante (60 anos). A exposição temporária do Palácio de Holyroodhouse abordará justamente como foram essas outras comemorações. Entre as peças exibidas estão os vestidos que a monarca usou em cada ocasião. Principal residência dos reis e rainhas da Escócia desde o século XV, o palácio recebe a Rainha Elizabeth II durante suas estadias a Edimburgo. A visita permite conhecer os cômodos que foram usados por grandes figuras da história, em especial a Rainha Maria da Escócia. Mais informações aqui.

Onde? No Palácio de Holyroodhouse.
Quando? De 3 de julho a 25 de setembro.
Quanto? £ 17,50.

‘Platinum Jubilee Private Tour’ no Royal Yacht Britannia

Royal Yacht Britannia
Tanto nas férias quanto em viagens oficiais, a família real britânica embarcava no Royal Yacht Britannia. Cbuske46/Wikimedia Commons

O Royal Yacht Britannia foi usado pela Rainha Elizabeth II e outros membros da família real em viagens ao redor do mundo ao longo de quatro décadas. Eventualmente, a embarcação teve que ser aposentada e foi atracada permanentemente no Porto de Edimburgo. A visita é por si só um mergulho na vida íntima da monarca. Todos os cômodos foram decorados ao seu gosto, com muitas estampas florais, e mantém pistas sobre como ela e seus entes queridos gostavam de passar as férias – tomando um drink no convés, jogando jogos de tabuleiro, vendo filmes da Disney… Ao longo dos corredores estão expostas várias fotos que mostram a família nesses momentos de descontração, às vezes até interagindo de forma surpreendentemente informal com a tripulação. Durante todo esse ano, porém, será possível descobrir ainda mais sobre como era o dia a dia da rainha a bordo através de visitas guiadas especiais, que darão acesso a áreas do yacht geralmente fechadas ao público. Mais informações aqui.

Onde? No Royal Yacht Britannia.
Quando? Durante todo o ano de 2022.
Quanto? £ 75.

Leia tudo sobre Edimburgo

Busque hospedagem em Edimburgo

Continua após a publicidade

Publicidade