Kyoto bane turistas do bairro das gueixas
Medida é resposta ao comportamento inapropriado de visitantes no distrito de Gion
A prefeitura de Kyoto, no Japão, anunciou que proibirá o acesso de turistas a algumas ruelas no distrito de Gion, região turística conhecida como o “bairro das gueixas”. A decisão é uma resposta à superlotação do bairro e aos visitantes que deixam lixo, fumam em áreas proibidas e, principalmente, desrespeitam as mulheres que trabalham ali.
A regra passa a valer em abril de 2024, quando o acesso às ruelas do centro histórico só será permitido às gueixas, seus clientes e moradores da região.
A principal queixa é de assédio às gueixas e às maikos, que são as jovens aprendizes das gueixas. Os turistas tiram fotos sem permissão e tocam nas mulheres sem o consentimento delas. Além disso, visitantes correndo, gritando e empurrando outras pessoas para conseguir enxergar as mulheres eram problemas recorrentes na região.
Em Gion, existem algumas áreas em que tirar fotos é terminantemente proibido, sob pena de multa de ¥ 10.000 (cerca de R$ 340). Ainda assim, alguns turistas apelidados de “paparazzis das gueixas” ignoravam as normas e tiravam fotos das anfitriãs sem autorização.
As gueixas eram bastante comuns nos séculos 18 e 19. Apesar de terem se tornado mais raras, elas ainda existem e atuam especialmente em Gion, onde seguem dedicadas às artes do entretenimento – cantando, tocando música e dançando em reuniões privadas. Sua marca-registrada são o rosto branco e os lábios vermelhos, com indumentária e arranjos de cabelo impecáveis.
Veja um guia completo de Kyoto
Encontre as melhores opções de voos para o Japão