Continua após publicidade

Igreja em Londres recebe escultura gigante da Terra

Globo iluminado de sete metros de diâmetro foi feito com imagens da Nasa e parece flutuar sobre a nave da catedral

Por Bárbara Ligero
14 out 2024, 10h00

Gaia é uma obra de arte itinerante do artista britânico Luke Jerram, que consiste em uma esfera de sete metros de diâmetro criada a partir de imagens detalhadas do globo terrestre feitas pela Nasa. A escultura é iluminada internamente, o que torna o resultado final ainda mais impactante.

A peça é 1,8 milhão de vezes menor que o nosso planeta, de forma que cada centímetro da escultura corresponde a 18 km da superfície real da Terra. Outro fato interessante é que, ao ficar a 211 metros de distância da obra de arte, o público vê a Terra tal como ela aparece a partir da Lua.

Desde a sua criação em 2018, Gaia já passou por diferentes espaços expositivos, de museus a igrejas, em diferentes países do mundo. De 17 de outubro a 2 de novembro, ela estará instalada no interior da Southwark Cathedral, em Londres, onde já esteve no passado.

Os ingressos estão sendo vendidos pelo Eventbrite: as visitas diurnas custam £ 5 (de segunda a sábado; das 10h às 17h) e as noturnas, £ 7 (dias 17, 19, 24, 25, 26, 30 e 31 de outubro e 2 de novembro; das 18h30 às 21h). A Catedral de Southwark fica a pouco minutos de caminhada da estação de trem e metrô London Bridge.

View this post on Instagram

A post shared by Southwark Cathedral (@southwark_cathedral)

Outras Gaia

A boa notícia é que há mais de uma versão de Gaia e que as outras costumam ficar expostas em um mesmo lugar por períodos mais longos. Atualmente, a obra de arte também está exposta na University College London, em Londres, na Inglaterra; no Trinity College Dublin, na Irlanda; e no Canadian Museum of Nature, em Ontário, no Canadá.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by The Library of Trinity College Dublin (@tcdlibrary)

No Canadian Museum of Nature, há outra escultura de Luke Jerram, nesse caso feita com imagens da Lua.

View this post on Instagram

A post shared by Canadian Museum of Nature (@museumofnature)

Continua após a publicidade

Neste link, é possível conferir as informações atualizadas do paradeiro das “Gaias”.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade