Continua após publicidade

Van Gogh ganha exposição na National Gallery, em Londres

Com direito a reunião inédita de pinturas sonhada pelo artista, obras serão trazidas de diferentes partes do mundo para celebrar os 200 anos da galeria

Por Maurício Brum
5 jul 2024, 16h00

O pintor holandês Vincent Van Gogh será destaque de uma exposição temporária da National Gallery, em Londres, como parte das celebrações do bicentenário da instituição. A mostra “Van Gogh: Poets and Lovers” está marcada para começar em 14 de setembro, e segue até janeiro do ano que vem.

A exibição tem como foco o período de dois anos em que o artista esteve no sul da França, nas cidades de Arles e Saint-Rémy, entre 1888 e 1890. É uma época tão produtiva quanto dramática na trajetória de Van Gogh, que acabaria tirando a própria vida poucos meses mais tarde, ainda em solo francês, mas já de volta ao norte do país.

A reunião dos girassóis

Para a exposição, obras famosas do pintor serão trazidas de coleções e museus espalhados pelo mundo. O maior destaque é uma reunião de pinturas de seus famosos girassóis, feitas em 1888: ao lado do quadro que já fica em mostra permanente na própria galeria londrina, será exibida outra obra da mesma época hoje mantida no Museu da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Segundo os organizadores, trata-se de uma oportunidade única: será a primeira vez que as duas obras ficam lado a lado desde que estiveram no ateliê de Van Gogh, mais de 135 anos atrás.

Continua após a publicidade

Ao todo, foram sete pinturas de girassóis feitas no período, duas das quais estarão pareadas nessa exibição. O encontro vai permitir realizar de forma inédita um sonho que o pintor havia revelado ao irmão, Theo, em uma carta: que elas fossem exibidas como parte de um tríptico, com dois dos girassóis ao lado do retrato La Barceuse, outra obra que também fará parte da mostra, emprestada pelo Museum of Fine Arts, de Boston.

Veja as três obras no carrossel abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por National Gallery (@nationalgallery)

 

Além dessa reunião, mais trabalhos famosos do pintor serão trazidos especialmente para a mostra, como a Noite Estrelada sobre o Ródano (1888), normalmente exposta no Museu d’Orsay, em Paris. Também será uma oportunidade pouco usual de ver desenhos de Van Gogh, com 14 esboços do pintor compondo a mostra.

Serviço

“Van Gogh: Poets and Lovers” fica em exposição de 14 de setembro de 2024 a 19 de janeiro de 2025 na National Gallery.

A entrada custa £ 24 (cerca de R$ 170; consulte a cotação do dia). Os bilhetes devem ser comprados de forma antecipada com data marcada através do site oficial.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o agendamento está disponível somente para o primeiro mês de exibição, com a última data possível sendo 13 de outubro.

Leia tudo sobre Londres

Busque hospedagem em Londres

Continua após a publicidade

Veja as melhores opções de voos para Londres

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade