Igreja em Londres recebe escultura gigante da Terra
Globo iluminado de sete metros de diâmetro foi feito com imagens da Nasa e parece flutuar sobre a nave da catedral
Gaia é uma obra de arte itinerante do artista britânico Luke Jerram, que consiste em uma esfera de sete metros de diâmetro criada a partir de imagens detalhadas do globo terrestre feitas pela Nasa. A escultura é iluminada internamente, o que torna o resultado final ainda mais impactante.
A peça é 1,8 milhão de vezes menor que o nosso planeta, de forma que cada centímetro da escultura corresponde a 18 km da superfície real da Terra. Outro fato interessante é que, ao ficar a 211 metros de distância da obra de arte, o público vê a Terra tal como ela aparece a partir da Lua.
Desde a sua criação em 2018, Gaia já passou por diferentes espaços expositivos, de museus a igrejas, em diferentes países do mundo. De 17 de outubro a 2 de novembro, ela estará instalada no interior da Southwark Cathedral, em Londres, onde já esteve no passado.
Os ingressos estão sendo vendidos pelo Eventbrite: as visitas diurnas custam £ 5 (de segunda a sábado; das 10h às 17h) e as noturnas, £ 7 (dias 17, 19, 24, 25, 26, 30 e 31 de outubro e 2 de novembro; das 18h30 às 21h). A Catedral de Southwark fica a pouco minutos de caminhada da estação de trem e metrô London Bridge.
View this post on Instagram
Outras Gaia
A boa notícia é que há mais de uma versão de Gaia e que as outras costumam ficar expostas em um mesmo lugar por períodos mais longos. Atualmente, a obra de arte também está exposta na University College London, em Londres, na Inglaterra; no Trinity College Dublin, na Irlanda; e no Canadian Museum of Nature, em Ontário, no Canadá.
View this post on Instagram
No Canadian Museum of Nature, há outra escultura de Luke Jerram, nesse caso feita com imagens da Lua.
View this post on InstagramContinua após a publicidade
Neste link, é possível conferir as informações atualizadas do paradeiro das “Gaias”.