Continua após publicidade

Castelo próximo a Paris vira museu da língua francesa

O renascentista Château de Villers-Cotterêts foi restaurado para abrigar o Cité Internationale de La Langue Française

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 4 jan 2024, 12h38 - Publicado em 28 dez 2023, 10h13

A quinta língua mais falada do mundo ganhou um museu. O Cité Internationale de La Langue Française, na cidade de Villers-Cotterêts, na França, foi inaugurado em novembro e dedica seus 1.600 metros quadrados ao idioma francês.

Em 15 salas, a exposição apresenta mais de 150 itens sobre a história, a cultura e a evolução da língua e do mundo francófono. O deslumbrante Château de Villers-Cotterêts tem tudo a ver com essa história.

No século 16, o castelo renascentista era a moradia do rei Francisco I, que tornou obrigatório o uso do francês em documentos administrativos do então reino, em 1539. O documento que ordena essa mudança está exposto.

A imponência da fachada se reproduz no interior do castelo, ricamente adornado, que foi restaurado. O pátio central ganhou uma intervenção moderna com palavras gigantes penduradas em um teto de vidro. Desde substantivos até nomes próprios, como “Alexandre Dumas”, que nasceu na cidade de Villers-Cotterêts, estão suspensos no ar.

Pela conexão com o tema do museu, algumas exposições temporárias têm o castelo como seu norte. É o caso da mostra de Stéphane Thidet, que explora a relação da construção com a floresta Retz ao seu redor até dia 10 de março de 2024.

Inclusive, é possível passear de bicicleta nos arredores do museu. Outra opção é parar para tomar um cafezinho ao ar livre no Chez Alexandre Café, que também serve lanches, quiches e saladas.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Serviço

O café, a floresta e o pátio são de livre acesso. Já a visita ao museu custa € 9. Se quiser evitar filas, é melhor que os ingressos sejam adquiridos no site, mas também podem ser adquiridos presencialmente.

O museu abre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h30.

Para chegar, é possível pegar o trem na estação Gare du Nord (linha SNCF Paris-Laon), em Paris, descer na estação Villers-Cotterêts e andar até o castelo. O trajeto leva em torno de uma hora.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a França

Busque hospedagem na França

Veja as melhores opções de voos para França

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade