Big Ben anunciou a chegada do Ano Novo de cara nova

A Elizabeth Tower estava coberta por tapumes e andaimes desde 2017, quando se iniciaram as reformas

Por Caroline Dalla Vecchia Atualizado em 1 jan 2022, 01h09 - Publicado em 31 dez 2021, 09h00

Na meia noite de 31 de dezembro, milhares de pessoas puderam ver os ponteiros do relógio da Elizabeth Tower em Londres anunciando a chegada de 2022 sem o emaranhado de andaimes e redes de segurança que o cobriam. Renovados, os ponteiros deixaram para trás o tom de preto já familiar aos londrinos e assumiram a sua cor original, o “azul da Prússia”.

A torre do relógio do Parlamento Britânico, que foi construída em 1859, vinha passando por uma reforma desde 2017. A pandemia atrasou a restauração e aumentou os custos da obra, que chegam a quase £ 80 milhões. O investimento focou no reparo da alvenaria, a substituição dos trabalhos em metal e a repintura e restauração dos ornamentos em dourado, além da manutenção nos rolamentos e mecanismos do relógio.

Relógio do Big Ben reformado com as pinturas douradas brilhantes e os ponteiros azuis
O “azul da Prússia” era o tom original dos ponteiros do relógio. Nas reformas, a cor volta à torre e os ornamentos em dourado também voltam a brilhar. Crédito: UK Parliament/Divulgação

Por causa da reforma, o Grande Sino, conhecido como Big Ben, está há quatro anos sem tocar de hora em hora. A última vez que a cidade de Londres ouviu seus badalados foi num teste feito na chegada de 2021.

O show de fogos de artifício da virada foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia.

Leia tudo sobre o Reino Unido

Busque hospedagem no Reino Unido

Continua após a publicidade

Publicidade