Ativistas jogam purê de batata em quadro de Monet, na Alemanha

No dia seguinte, outro grupo jogou tortas na cara da estátua de cera do rei Charles III em Londres

Por Da Redação
Atualizado em 2 jan 2024, 10h26 - Publicado em 24 out 2022, 11h03
Letzter Generation, Barberini Museum, Potsdam, Alemanha
Quadro de Monet que foi alvo de ataque é de 1890. (Letzter Generation/Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

O quadro “Pilhas de Grãos” do pintor francês Claude Monet foi alvo de um ataque no Museu Barberini, em Potsdam, na Alemanha. A ação foi feita no domingo (23) por dois ativistas do grupo Letzter Generation, que jogaram purê de batatas na obra de arte como forma de chamar atenção para a causa climática. Um vídeo divulgado pela própria organização mostra os manifestantes colando as próprias mãos à parede depois de lançarem a comida contra a pintura.

Esse é o segundo protesto do gênero nas últimas semanas. No dia 14, duas ativistas do grupo Just Stop Oil  jogaram sopa de tomate no quadro “Girassóis”, de Van Gogh, como forma de pressionar o governo do Reino Unido a decretar o fim do uso de combustíveis fósseis.

Um dos responsáveis pelo ataque na Alemanha fez referência ao protesto na National Gallery, em Londres. “As pessoas estão morrendo de fome, as pessoas estão congelando, as pessoas estão morrendo. Estamos em uma catástrofe climática. E a única coisa que vocês temem é sopa de tomate ou purê de batatas em uma pintura“, disse a ativista.

A pintura passou para a coleção do Museu Barberini em 2019, após ser adquirida por US$ 110,7 milhões (R$ 571 milhões, na cotação atual) em um leilão da Sotheby’s. Em nota, o museu informou que “felizmente, a pintura foi protegida por vidro e cuidadosamente selada. Portanto, nenhum líquido pôde penetrar e a pintura em si permaneceu ilesa”.

Continua após a publicidade

Estátua de cera do rei Charles III também foi alvo de ataque

Depois de jogar sopa de tomate no quadro “Girassóis” de Van Gogh, o grupo ativista Just Oil realizou um novo ataque na segunda-feira (24). Dessa vez, o alvo foi a estátua de cera do rei Charles III dentro do Museu Madame Tussauds em Londres, que recebeu duas tortas na cara.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade