Continua após publicidade

As locações da série House of The Dragon

Veja onde foram filmadas algumas das cenas da nova série derivada de Game of Thrones

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 25 out 2022, 16h48 - Publicado em 22 ago 2022, 17h41
House of the Dragon
Princesa Rhaenyra Targaryen e o Príncipe Daemon Targaryen em cena. (House of the Dragon/Divulgação)
Continua após publicidade

A primeira temporada de House of the Dragon, exibida entre 21 de agosto e 23 de outubro, despertou curiosidade em relação às suas locações. Os episódios, disponíveis na HBO Max, foram em sua maioria gravados no Reino Unido, mas também em Portugal e na Espanha. Enquanto o enredo de Game of Thrones foi baseado nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, a nova série será derivada de outra obra de George R. Martin, Fogo e Sangue. Conheça alguns dos cenários reais que deram vida à trama (sem spoilers):

Monsanto – Portugal

A nossa colunista Rachel Verano já havia antecipado em outubro de 2021 que um dos cenários de House of the Dragon seria o pequeno vilarejo de Monsanto. A cerca de 280 quilômetros de Lisboa, a aldeia viu seu cotidiano pacato mudar completamente quando helicópteros, paraquedistas e tratores transportaram os equipamentos de filmagem até lá. O lugar não soma nem mil habitantes, sendo que alguns deles foram usados como figurantes na série, e possui uma fortaleza de pedra.

Monsanto, Portugal
/ (cat_collector/Wikimedia Commons)

Cáceres – Espanha

A cerca de duas horas de Monsanto, mas já em território espanhol, Cáceres já tinha aparecido na sétima temporada de Game of Thrones como a capital fictícia dos Sete Reinos, Porto Real, e continuou desempenhando esse papel agora em House of the Dragon. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade a 300 quilômetros de Madri reúne construções de pedra que seguem os estilos romano, renascentista e gótico. Na série antiga, apareceram em cena a Plaza de Santa María, a Plaza de Las Veletas e o Arco de la Estrella.

Continua após a publicidade
Cáceres, Espanha
/ (Alonso de Mendoza/Wikimedia Commons)

Trujillo – Espanha

Trujillo, distante cerca de 42 quilômetros de Cáceres, é outra locação da sétima temporada de Game of Thrones que voltou a ser utilizada para House of the Dragon. A cidade também dá vida à Porto Real, principalmente devido à presença de um castelo mouro do século 9.

Castelo de Trujillo, Espanha
/ (Ana Rey/Wikimedia Commons)

Granada – Espanha

Granada, no sul da Espanha, é uma locação inédita para o universo criado por George R. Martin. Gravações foram feitas no interior do Castillo de La Calahorra, construído entre 1509 e 1512 em estilo renascentista. As cenas foram rodadas durante a noite e usando efeitos especiais com fogo.

Castillo de La Calahorra, Granada, Espanha
/ (Wolfgang Pehlemann/Wikimedia Commons)

Lloret de Mar – Espanha

Atores e membros da equipe de filmagem da série também estiveram na cidade litorânea de Lloret de Mar, que fica a 75km de Barcelona. Na ocasião, foram totalmente fechados para gravações os Jardins de Santa Clotilde, com vista para o mar e paisagismo no estilo renascentista italiano.

Continua após a publicidade
Jardins de Santa Clotilde, Lloret de Mar, Espanha
/ (krysi@/Wikimedia Commons)

Cornualha – Reino Unido

Várias cenas foram gravadas na região da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra. O Monte de São Miguel, fortaleza do século 12 que é separada do continente durante a maré alta, representou a ilha da Baía de Água Negra, sede da Casa Velaryon (não confundir com o Mont St-Michel, na francesa Normandia, que tem nome e aspecto semelhantes). Não muito longe dali, a praia e as cavernas de Kynance Cove são pano de fundo para um acampamento dessa mesma família nobre. Também aparece a praia de Holywell, em uma cena envolvendo Daemon e Rhaenyra.

Mt. St. Michael, Cornualha, Reino Unido
/ (Mt. St. Michael/Divulgação)

Devon – Reino Unido

House of the Dragon também foi filmada na região britânica de Devon, mais exatamente em meio aos penhascos que se debruçam sobre o mar de Hartland Quay. A cena em questão envolvia um grande número de atores e figurantes, incluindo membros da Guarda Real.

Hartland Quay, Inglaterra
/ (Christina Burford/Wikimedia Commons)

Derbyshire – Reino Unido

As paisagens naturais de Derbyshire, mais ao norte da Inglaterra, também foram usadas pela produção de House of the Dragon. A lista dos lugares onde atores e cinegrafistas estiveram inclui Cave Dale, um vale calcário, Eldon Hill, pedreira no formato de um anfiteatro, e Mam Tor, fortaleza da Idade do Bronze.

Continua após a publicidade
Cave Dale, Inglaterra
Cave Dale (AndyScott/Wikimedia Commons)

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade