As 5 praias mais impressionantes da Grécia
Praias perfeitas, paisagens de outro mundo e até cenários que serviram de pano de fundo para a clássica 'Odisseia'

Existem praias e existem as praias da Grécia, que são absolutamente inigualáveis. O país possui 227 ilhas habitadas e quase 15 mil quilômetros de um incrível litoral banhado pelo Mediterrâneo, pelo Mar Jônico e pelo Egeu. O azul da água é sem igual, em tons que vão do turquesa ao cobalto. E tem para todos os gostos: grandes e minúsculas, com areia ou seixos, para curtir o dia ou para fincar base. Selecionamos algumas das melhores.
1. Elafonisi, Creta
A ilhota de Elafonisi (ou Elafonissos, se você quiser praticar a pronúncia grega), em Creta, é um pequeno refúgio tranquilo (se você for na época certa). Na maré baixa, um istmo aflora e conecta a ilhota à ilha de Creta, que pode ser atravessado a pé. Também dá para chegar de barco a partir do vilarejo de Paleohora. O grande atrativo é o mar raso de água límpida e a areia rosa, colorida graças a depósitos de microrganismos pigmentados.

A praia é dividida em duas baías, Mikro Simos e Megalo Simos. Uma coisa é certa: nos meses de julho e agosto a lotação é tanta que beira o desagradável, prefira junho ou setembro. E não deixe de conhecer Chania, o mais gracioso vilarejo de Creta.
2. Monemvasia, Peloponeso
A cidade-castelo de Monemvasia, na pontinha sul do Peloponeso, é um dos lugares mais surpreendentes da Grécia. A localidade, fundada por bizantinos no século 6, é um ótimo destino para quem quer relaxar em um cenário repleto de história, por onde já passaram venezianos e otomanos.
Para que a cidade ficasse invisível para quem está na terra, Monemvasia foi praticamente esculpida nas encostas de uma rocha. Assim, apenas um caminho estreito a conecta ao continente, dando origem ao seu nome, que significa “uma única passagem”. Em tempos modernos, uma nova cidade fora da rocha foi construída, com várias pousadas e hotéis boutique.

A caminhada pela cidade-castelo é uma viagem ao passado. O Kastro (castelo) é dividido em duas partes, a cidade baixa e a cidade alta. Na parte baixa, é possível admirar a mesquita, o edifício do Museu Arqueológico e outras ruínas fantásticas. Na parte alta, ficam os remanescentes do período bizantino e o caminho até a Fortaleza de Youlas, onde é possível desfrutar da melhor vista para a paisagem do alto de uma torre. Mas e a praia?, você pode estar se perguntando. Um grande barato de Monemvasia é caminhar para fora da muralha e dar um tchibum no mar perfeito. E vale o alerta: julho e agosto são meses escaldantes.
3. Sarakiniko, Milos
Dizem que se a Lua tivesse uma praia, ela seria parecida com Sarakiniko, uma das mais icônicas na ilha de Milos, nas Cíclades. A fama do destino se deve a sua paisagem única, criada a partir da atividade vulcânica de milhares de anos e esculpida pelos fortes ventos. Os enormes paredões brancos banhados por água azul são uma visão reluzente de outro mundo, por isso, não esqueça dos óculos escuros.

Existe pouca ou nenhuma infraestrutura por lá, então leve o que for consumir. A praia está localizada bem ao norte de Milos, a 10 minutos de carro da cidade de Adamas e a 15 minutos de carro de Plaka, a capital da ilha.
4. Navagio, Zakynthos
A praia de Navagio, na ilha de Zakynthos, no Mar Jônico, é como uma pérola escondida no interior de uma concha. Para acessar esse tesouro, só com um passeio de barco. Mas a verdade seja dita: a essa altura, ela não é nenhum segredo bem guardado.
No trajeto por águas cristalinas, as embarcações fazem paradas nas famosas Cavernas Azuis, esculpidas pelo tempo. O cenário rochoso da costa de Zakynthos vai levando os visitantes até o segredo escondido entre dois penhascos. O nome de Navagio, que em grego significa “naufrágio”, dá uma pista do que encontrar por lá.
Na sua mínima extensão, a praia oferece de presente uma visão impressionante: o cargueiro Panayiotis encalhado de pé sobre a areia branca.

5. Voutoumi, Antipaxos
A praia de Voutoumi é outro paraíso recluso na pequena ilha de Antipaxos, no arquipélago das Jônicas, na costa oeste da Grécia. O destino é muito frequentado por turistas que chegam de barco e iate das ilhas vizinhas de Paxos e Corfu.
Apesar de ser uma praia de seixos, o mar de águas azul-turquesa é muito convidativo para nadar e mergulhar. Uma vez que a ilha tem poucos habitantes e o local é mais reservado, não é difícil encontrar áreas bem vazias, perfeitas para curtir a solitude. Pelo mesmo motivo, há pouca estrutura, então leve tudo o que for preciso para passar o dia.

A dica de ouro de Voutomi é aproveitar para desfrutar de um bom vinho nas tavernas locais, especialmente a variante grega mavrodáfni, produzida nas redondezas.
E um bônus: Voidokilia, Peloponeso
Essa é mais uma das joias mediterrâneas que ganhou certa fama com as redes sociais. A incrível Voidokilia, em Messina, no sudoeste do Peloponeso, é uma praia em formato de ferradura à beira do Mar Jônico. A faixa de areia em semicírculo separa a costa marítima da lagoa Gialova, logo ao lado.
Com areia branca fofinha, o local faz parte de uma área de proteção natural. Além da sua beleza estonteante, Voidokilia é um lugar recheado de lendas. Uma delas conta que a praia chamada de Voufrada, mencionada na Odisseia, de Homero, seria uma referência à atual Voidokilia. No poema épico, Voufrada é onde Telêmaco atracou seu barco para perguntar a Nestor, Rei de Pilos, sobre o destino do desaparecido Odisseu, protagonista da história. Nas proximidades da praia, no topo de uma montanha, uma formação rochosa é batizada de Túmulo de Trasímedes, onde supostamente estaria sepultado um dos filhos de Nestor.

Outra lenda é de que em uma das cavernas da região, batizada de Caverna de Nestor, o deus Hermes teria guardado o gado roubado de seu meio-irmão Apolo. Verdade ou não, a única certeza é a beleza inigualável desta praia.
Resolva sua viagem aqui