As praias mais azuis (e lindas) do mundo

Uma seleção de praias paradisíacas da Europa a Ásia (e até no Brasil!) em que a cor do mar chega a fazer doer os olhos

Caló des Moro, uma das praias mais bonitas de Maiorca, na Espanha

Caló des Moro, uma das praias mais bonitas de Maiorca, na Espanha (Oscar Sánchez Photography/Getty Images)

Do Adriático ao Mar Jônico, das Baleares ao Caribe, do Atlântico ao Índico, um passeio pelos mares mais azuis do mundo por meio das lentes – e das dicas – do instagrammer de viagens Thiago Lopez. Confira:

ZAKYNTHOS

Vista de cima, Navagio Beach é um deslumbre, e este enquadramento já virou um sinônimo de Grécia. Mas, por incrível que pareça, há gente que não desce até a praia. Digo e repito: desça! Ou melhor, embarque. O mar precisa estar calmo, por isso é bom ficar alguns dias na ilha. Os barcos da Porto Vromi Maries são ótimos e partem do vilarejo de Maries. Outro trunfo: o deslocamento até Navagio é menor e no caminho, acredite, há praias ainda mais perfeitas. 

MAIORCA

Dirigir em Maiorca, a maior das Ilhas Baleares da Espanha, é mamata, mas não foi tão simples chegar a Caló Des Moro, considerada a praia mais bonita da ilha. Isso porque há sete anos não existia sinalização para chegar ali – hoje tem até ônibus de linha no verão. Depois de muito me perder e a ponto de jogar a toalha, tive a sorte de encontrar um casal de espanhóis que apontou o caminho. Quando cheguei a este mirante, pensei: imagina se eu tivesse desistido?! 

Veja também

LAMPEDUSA

A Praia Dei Conigli foi eleita há alguns anos como a mais bonita da Europa, motivo que despertou minha vontade de conhecer a ilha italiana de Lampedusa, um pontinho perdido entre a costa da Sicília e da Tunísia. Coniglia fica em uma área de proteção ambiental, e tirei esta foto de dentro de uma caverna em uma das encostas que passa despercebida por muita gente. A ilha ainda engatinha no quesito estrutura, mas de resto, e no que importa, ela arrebata.

ARRAIAL DO CABO

Não importa quantas fotos você já tenha visto de Arraial: ao vivo a coisa é outra. No Pontal Do Atalaia, fica fácil entender por que este lugar é cantado como o Caribe brasileiro: suas águas são absurdamente cristalinas, a vida marinha é abundante, perfeita para mergulho com snorkel ou cilindro. Outra imperdível é a Praia do Farol, que pertence à Marinha do Brasil. Só é possível visitá-la de barco, coisa que o Saveiro Don Juan faz muito bem. 

CURAÇAO

Para chegar a Klein Curaçao, é necessário encarar mais de duas horas de barco, a partir de Curaçao, em águas turbulentas. Klein, em holandês, significa pequena, o que de fato ela é: uma ilha inabitada com apenas um farol em ruínas. O esforço para alcançá-la é muito bem recompensado: uma praia extensa e deserta com vários tons de azul. Depois que estive lá ficou fácil entender uma frase falada por muitos locais: “A praia mais bonita de Curaçao não fica em Curaçao”. 

Veja também

TAILÂNDIA

Das duas semanas em que passei no país, a Praia De Railay foi uma das favoritas. Minha rotina no resort em que fiquei, o Sand Sea, consistia em acordar, tomar café da manhã à beira-mar e conhecer as praias a bordo de um long tail, tradicional barquinho tailandês. A negociação com os barqueiros ali mesmo já era uma experiência. Os preços são justos, a cultura local encanta, os cenários são de tirar o fôlego: na Tailândia a experiência é multissensorial.

PUGLIA

Otranto, que fica na ponta leste do salto da bota, é uma das cidadezinhas mais adoráveis da Puglia. Mas eu acabei me hospedando em Torre dell’Orso, 17 quilômetros ao norte, porque dali eu estaria a apenas dez minutos de carro de Torre Sant’andrea, esta maravilha onde falésias brancas brotam do mar. Outro achado ali perto é a Grotta della Poesia, uma gruta cujo teto cedeu e formou uma piscina de águas transparentes.

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.