Aplicativo de avaliação de vinhos pode ser aliado em viagens

Muito usado entre as gôndolas dos supermercados, o aplicativo dá uma baita ajuda para conhecer rótulos novos – e saber se estão à venda por um preço justo

Por Maurício Brum
3 jan 2025, 14h00
vinho-vinicola-parreiras
Use o app para aprender mais sobre os vinhos da região onde você estiver (Kym Ellis/Unsplash)
Continua após publicidade

Se você é fissurado por vinhos, provavelmente já buscou aplicativos que ajudam a avaliar as opções disponíveis no mercado, comparar preços e aprender um pouco mais sobre as características das garrafas que encontra por aí. Entre os brasileiros, o Vivino é sucesso absoluto no gênero, convertendo-se em uma verdadeira rede social de troca de informações sobre vinhos.

O que muita gente não se dá conta é que, mais do que um aliado entre as gôndolas do supermercado, o Vivino também pode ser um excelente apoio em viagens para regiões famosas pela vinicultura.

Afinal, você não precisa limitar seu uso a descobrir qual vinho com mais de quatro estrelas comprar para animar uma sexta-feira à noite: também dá para aproveitar as informações compartilhadas por usuários do mundo todo para conhecer os rótulos novos em outro país.

Como (e onde) usar o Vivino

Um dos grandes atrativos do app é a sua praticidade. Dá para encontrar vinhos digitando o nome e tipo ou, então, com uma simples foto do rótulo. Desde que aquela opção esteja devidamente cadastrada na base de dados do Vivino, o aplicativo reconhece automaticamente o que foi inserido e leva para a página do produto.

Especialmente em viagens, essas informações podem ajudar a não se meter em roubadas quando for hora de escolher uma garrafa. Além de avaliações sobre a qualidade do vinho, o aplicativo concentra informações que incluem o preço médio praticado para aquele rótulo, ajudando a saber se aquela marca desconhecida que você encontrou está à venda por um valor justo ou se é melhor procurar outra opção.

Continua após a publicidade

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Atenção às reviews

Muitos usuários do Vivino gostam de estabelecer um “ponto de corte” para os vinhos que estão dispostos a comprar. Como o app funciona com um sistema de pontuação por estrelas (até 5), é comum que apreciadores iniciantes se concentrem naqueles rótulos acima de 4 estrelas ou, com um pouco de boa vontade, a partir de 3,5.

Mas vale deixar a nota um pouco de lado e se concentrar nas reviews mais detalhadas – de fato ler o que as pessoas estão falando sobre aquele vinho.

Continua após a publicidade

Muitos especialistas do mundo da vitivinicultura fazem questão de lembrar que qualquer pessoa pode deixar avaliações no app, o que por vezes acaba baixando notas de vinhos mais “difíceis” ao paladar leigo, que ainda assim têm qualidade.

Ao ler as reviews ao invés de só seguir cegamente as notas, você tem mais subsídios para tomar uma decisão, com base na descrição da experiência de quem já tomou aquele vinho antes.

Use o app como um suporte e não esqueça que, uma vez com a taça cheia, a opinião que mais importa é a sua.

Continua após a publicidade

Leia mais dicas em Manual do Viajante

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade