Continua após publicidade

7 ryokans para se hospedar no Japão

Acomodações oferecem uma autêntica experiência japonesa com quartos de tatame, futons e banhos termais

Por Da Redação
Atualizado em 12 Maio 2024, 18h21 - Publicado em 12 Maio 2024, 18h00
Houshi, Komatsu, Japão
Em Komatsu, o Houshi é um ryokan que recebe hóspedes há 1.300 anos (//Divulgação)
Continua após publicidade

Mais do que simples acomodações, os ryokans são uma verdadeira imersão na cultura do Japão. Com origens no Período Edo, durante o século 17, esses estabelecimentos sempre serviram para receber viajantes (incluindo, na época, samurais). Até hoje, a sua característica principal é o minimalismo, com quartos forrados de tatames, futons colocados diretamente no chão, onsens para tomar banho em águas termais e culinária kaiseki, que consiste em refeições compostas por múltiplos pratos feitos com ingredientes sazonais e locais. A Quickly Travel, agência de viagens especialista em Japão, indica sete ryokans para se hospedar no país:

1. Hoshinoya, Tóquio

Situado no distrito de Otemachi, em Tóquio, o Hoshinoya parece mais um sofisticado hotel urbano quando visto de fora. O lado de dentro, porém, revela a versão moderna de um ryokan: seus 84 quartos possuem tatame, mas ganharam uma decoração contemporânea e camas levemente elevadas do chão. O spa conta com um onsen, que fica sob uma abertura no teto, e organiza atividades como aulas de kenjutsu (luta com espada), performance de gagaku (tipo de música clássica japonesa) e cerimônia do chá. Em 2023, ficou em 39º lugar na lista The World’s 50 Best Hotels.

View this post on Instagram

A post shared by HOSHINOYA|星のや【公式】 (@hoshinoya.official)

2. Yoshida-Sanso, Kyoto

O Yoshida-Sanso está instalado em uma antiga residência imperial de Kyoto: construída na década de 1930, a casa mistura a arquitetura japonesa clássica com toques de art déco que estavam em voga na época. Depois da Segunda Guerra Mundial, ela foi transformada em um ryokan com quatro quartos (munidos de tatame e colchões no chão), além de uma casa de hóspedes separada. Há ainda um restaurante de culinária kaiseki.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by 吉田山荘 Yoshida-sanso (@yoshidasanso)

3. Onsen Konanso, Fujikawaguchiko

Na cidade de Fujikawaguchiko, que fica aos pés do Monte Fuji e à beira do Lago Kawaguchi, o Onsen Konanso se destaca pelos banhos termais naturais: há opções ao ar livre e em ambiente interno. Os quartos espaçosos são no estilo tradicional japonês, com tatame. Algumas categorias possuem banheiras na varanda e vista para os cartões-postais locais. Reserve sua hospedagem aqui.

View this post on Instagram

A post shared by 湖南荘 | Hotel Konansou (@konansou_official)

Continua após a publicidade

4. Asaba Ryokan, Izu

O Asaba Ryokan possui uma história que remonta a mais de 500 anos, com a chegada do monge budista Yakuro Yukitada Asaba. O homem foi à cidade de Izu para fundar um templo e, junto a ele, construiu um alojamento para os monges, que acabaria se tornando o atual ryokan. Os hóspedes podem passear pelos jardins do templo, que ficam ao redor de um lago. Os 17 quartos são no estilo tradicional japonês: há uma mesa central e almofadas para relaxar durante o dia, que são substituídos por futons grossos colocados sobre o tatame à noite. A hospedagem é membro da Relais & Chateaux, associação de hotéis de luxo que ficam em sua maioria em propriedades históricas.

View this post on Instagram

A post shared by Asaba あさば (@asaba_ryokan)

5. Syukubo Ekoin Temple, Koyasan

O ryokan está instalado dentro de um templo budista de mais de mil anos, ainda em atividade na cidade de Koyasan. Cercada por belíssimos jardins, a construção possui acomodações em estilo tradicional japonês e outras com camas ocidentais. A estadia inclui experiências de meditação e dá acesso a um banho abastecido com águas termais naturais. Reserve sua hospedagem.

View this post on Instagram

A post shared by koyasan_ekoin 高野山恵光院 (@koyasan_ekoin_temple)

6. Houshi, Komatsu

O Houshi é considerado um dos empreendimentos familiares mais antigos do mundo ainda em funcionamento: o ryokan é administrado pela mesma família há mais de 40 gerações e recebe hóspedes há impressionantes 1.300 anos. A hospedagem em Komatsu se destaca pelo onsen, com piscinas termais mistas e outras separadas para homens e mulheres. Os hóspedes também podem escolher entre quartos com futons ou com camas ocidentais – todos com chão de tatame. Os jantares kaiseki são centrados nos frutos do mar. Reserve sua hospedagem.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by 粟津温泉法師 (@houshiryokan)

7. Notoya, Yamagata

Nos arredores de Yamagata está o Ginzan Onsen, um dos vilarejos mais charmosos do Japão. Ali, entre tantas construções pitorescas, chama a atenção a fachada imponente do ryokan Notoya, que tem mais de 700 anos de história. Os quartos, renovados recentemente, podem ser ao estilo ocidental ou japonês, sendo que alguns deles possuem banheiras ao ar livre. A hospedagem ainda conta com um onsen, restaurante kaiseki de frutos do mar e um bar.

View this post on Instagram

A post shared by 金沢・旅亭懐石のとや旅館 | 石川県加賀粟津温泉 (@kanazawa__notoya)

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Japão

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade