5 passeios pelo mundo para quem é apaixonado por chocolate

Em diferentes países do mundo, tours que destacam a história e a produção do chocolate

Por Da Redação
Atualizado em 28 jul 2025, 18h32 - Publicado em 28 jul 2025, 18h00
chocolate, bombom, doce
Museus, fábricas e oficinas fazem parte da programação em cidades com forte tradição chocolateira (Civitatis/Divulgação)
Continua após publicidade

De museus interativos a oficinas artesanais, diferentes países oferecem experiências voltadas ao universo do chocolate. Presente em diversas culturas, a guloseima é tema de passeios que aliam gastronomia, história e tradição. A seguir, confira cinco destinos em que o chocolate é mais do que um produto: é parte da identidade local.

1. Gramado (Brasil)

gramado rio grande do sul
Gramado possui um passeio temático que passa por diversas fábricas e lojas de chocolate (Civitatis/Divulgação)

Conhecida como a capital brasileira do chocolate artesanal, a cidade reúne dezenas de marcas e atrativos ligados à produção do doce. Para conhecer algumas delas, uma opção é embarcar no Chocobus, que percorre fábricas de produtoras como a Prawer e a Gramadense. A rota inclui ainda parada em um hotel inspirado no chocolate e oficinas que ensinam a fazer a sua própria barra.

2. Zurique (Suíça)

Museu Lindt Home of Chocolate Zurique suíça
O Museu Lindt Home of Chocolate, em Zurique, é uma parada obrigatória para os chocólatras (Civitatis/Divulgação)

Referência mundial na produção e no consumo de chocolate, Zurique abriga o Lindt Home of Chocolate. O museu reúne acervo histórico, espaço de degustação e a maior fonte de chocolate do mundo, com nove metros de altura. É possível visitar o local como parte de um tour que inclui ainda passeio de barco e visita a outros pontos históricos da cidade.

3. Havana (Cuba)

havana cuba
Havana, capital cubana, tem uma forte ligação com o cacau (Civitatis/Divulgação)
Continua após a publicidade

A relação de Cuba com o cacau é cultural e simbólica. Na capital, é possível participar de um tour que inclui cerimônia de agradecimento ao deus do cacau, degustação de chocolates locais e bebidas típicas como a canchánchara — feita com rum e mel. A atividade se encerra com a produção e degustação de um licor artesanal, harmonizado com doces e charutos.

4. Punta Cana (República Dominicana)

Plantação de cacau na República Dominicana
Plantação de cacau na República Dominicana, nono maior produtor de cacau (Civitatis/Divulgação)

Importante produtor de cacau no Caribe, a República Dominicana oferece experiências voltadas ao chocolate de origem. Em Punta Cana, turistas podem participar de uma oficina prática que ensina a produzir trufas e tabletes decorados. O passeio inclui transporte, degustações e uma taça de mamajuana, bebida tradicional do país.

5. Bruxelas (Bélgica)

museu choco story bruxelas belgica
Museu Choco Story, na região central de Bruxelas (Civitatis/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Bélgica é sede de marcas tradicionais de chocolate. Em Bruxelas, o museu Choco Story conta a história do cacau, desde as civilizações pré-colombianas até sua chegada à Europa. A visita inclui demonstrações ao vivo com mestres chocolateiros e degustação de pralinés.

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade