Um roteiro etílico, gastronômico e cultural por Edimburgo
Holyroodhouse Palace
“Mesmo se você enjoar de tanto castelo, não deixe de ver a residência oficial da coroa britânica na Escócia. Os visitantes podem ver vários aposentos, inclusive o quarto onde Mary Stuart morou e o salão onde a rainha recebeu o papa Bento XVI. Há audioguia disponível em português ‘brasileiro’.”
Scotch Whisky Experience
“Colada no Castelo de Edimburgo, a loja reúne 300 tipos da bebida, tudo em embalagens lindas e dos mais variados preços: desde miniaturas a £ 5 até itens de colecionador, por mais de £ 10 000 a garrafa.”
Tour a pé
“Para saber um pouco da história da cidade antiga, faça um tour gratuito, a pé, com duração de quatro horas. O grupo mais famoso de guias é o Sandeman’s. É preciso agendar pela internet, e a gorjeta, no fim do tour, é opcional.”
Fudge Kitchen
“Tem chocolates feitos com uma técnica especial, que pode ser acompanhada ao vivo. A guloseima é bem doce, então um pedaço vale para duas pessoas. Se o problema são as calorias, relaxe, pois você terá uma bela ladeira pela frente. A dica: vá de chocolate branco.”
Oink
“O melhor do país talvez seja o hog roast, um sanduíche de porco ao molho de haggis (nada mais do que os miúdos do bicho). Deixe o preconceito de lado e prove essa maravilha! No Oink, uma rede especializada no quitute, o menorzinho sai por £ 2,80.”
*Carol Vaisman é jornalista