A imponente Serra de São José, entre as cidades históricas de Tiradentes e de São João del Rei, em Minas Gerais, é tentadora aos visitantes. O convite para trocar as visitas a igrejas e museus por um passeio por trilhas, vegetação e cachoeiras não precisa de insistência alguma para ser aceito. São várias as trilhas que saem de Tiradentes e levam aos principais mirantes da serra a até 1 260 metros de altura, e todas elas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII.

É importante vestir roupas e calçados confortáveis, pois as trilhas são longas (/)
O percurso atravessa vários biomas diferentes, vegetação rupestre e nascentes / Foto: Divulgação
A trilha mais longa – que dura cinco horas aproximadamente – é a travessia da Serra, passando pelos mirantes. A atividade começa cedo e é recomendável contratar um guia – a agência Uai Trip oferece kit com lanche, água e bastão de caminhada. O melhor a fazer é colocar roupas leves e tênis confortáveis e seguir em frente para o encontro com a natureza. O início do passeio ao pé da serra dá uma ideia de como vai ser o dia, cercado de verde por todos os lados.

A agência Uai Trip oferece kit com lanche, água e bengala (/)
A caminhada revela a vegetação preservada da serra / Foto: Divulgação
Fauna e flora impressionam, a Mata Atlântica é rica e o local tem grande concentração de libélulas. Conforme a caminhada avança é possível ver trechos de vegetação rupestre que se alternam com mata um pouco mais fechada. Passar pela calçada dos escravos é entender um pouco da história das pessoas que levaram aquelas pedras até ali, séculos atrás. Há também outras partes do caminho diretamente ligadas à história de Minas Gerais e do Brasil, como antigas áreas de extração de ouro e trechos vicinais da Estrada Real.

A fauna e a flora impressionam durante o trajeto pela Serra de São José, em Tiradentes (/)
O encontro com espécies nativas é inevitável, há muitos gafanhotos, libélulas e cupins / Foto: Divulgação
Para descansar, durante o caminho há paradas para fotos nos mirantes, mas bom mesmo é tomar um refrescante banho de cachoeira. Há também um roteiro mais curto, de cerca de três horas e meia, com direito a mergulho em piscinas naturais.
Existe ainda a opção de ir cavalgando, pedalando ou fazer a trilha à noite – e de brinde admirar o céu estrelado. Os roteiros mudam um pouco de acordo com a opção escolhida, é possível optar, por exemplo, por ir de Tiradentes ao distrito de Bichinho a cavalo, basta negociar com a agência escolhida.

Pausa para banho de cachoeira é a hora mais aguardada pelos turistas (/)
Banho de cachoeira recompensa o esforço nas trilhas / Foto: Divulgação
Agências
Uai Trip: tel. (32) 3355-1161
Tiradentes Brasil: tel. (32) 3355-2477
Ambas têm guias para as caminhadas, que custam entre R$ 45 e R$ 70, com seguro.
Guia independente
Adriano: tel. (32) 8405-2900
Realiza passeios a cavalo pela região.
Leia mais:
Hotéis para você e seu pet em Minas Gerais
10 Melhores restaurantes de Tiradentes e arredores