Continua após publicidade

Rodrigo Oliveira, do Mocotó, ensina a fazer dadinhos de tapioca

Criados pelo chef pernambucano, os dadinhos de tapioca fazem lembrar as noitadas em bares

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 5 set 2023, 19h52 - Publicado em 1 abr 2020, 19h02

Rodrigo Oliveira ainda estava na faculdade de gastronomia quando, em 2004, criou os dadinhos de tapioca por acidente.

Ele estava fazendo uma receita nova para o Mocotó, restaurante fundado pelo seu pai, que levava tapioca, leite, queijo minas, ovos e manteiga. Se distraiu e acabou esquecendo da mistura na assadeira, que endureceu. Para não jogar tudo fora, a solução foi cortar a massa em cubinhos e fritar.

Daí em diante, demorou um pouco até o chef chegar à receita atual, que é bem mais simples: leva apenas tapioca, leite e queijo coalho, além de uma pitada de pimenta-do-reino branca para dar um sabor especial.

O sucesso foi tamanho que não demorou muito para que outros bares e restaurantes começassem a copiar a receita, que ainda está em vias de ser uma marca registrada. Hoje, os dadinhos de tapioca são um petisco comum que caem bem com uma cerveja.

Para você matar as saudades da receita sem sair de casa, o chef Rodrigo Oliveira compartilhou sua receita com a VT. Confira:

Continua após a publicidade
Rodrigo Oliveira
(Carol Gherardi / Mocotó/Divulgação)

Ingredientes

Modo de preparo

Continua após a publicidade

Dica do chef

Também é possível fazer os dadinhos de tapioca no forno. Para isso, unte uma assadeira com manteiga e asse os dadinhos a 200°C, até eles ficarem dourados.

Rendimento: 10 porções

Se a experiência na cozinha empolgar, você ainda pode tentar fazer pratos de outros países, como a italianíssima pappa al pomodoro ou uma bacalhoada portuguesa.

Publicidade
Publicidade