Picasso ganha mostra inédita em Montevidéu

Serão ao todo 42 obras expostas entre pinturas, esculturas, cerâmicas, desenhos, fotografias e gravuras

Por Giovanna Simonetti 1 mar 2019, 17h25

As obras de Pablo Picasso estarão pela primeira vez em solo uruguaio neste ano. O Museu Nacional de Artes Visuais, em Montevidéu, receberá mais de 40 peças inéditas do pintor e todas serão cedidas pelos Museus Picasso de Paris e Barcelona.

Entre as 42 obras expostas, estarão pinturas, esculturas, cerâmicas, desenhos, fotografias e gravuras de autoria de Picasso. O intuito é mostrar diversos períodos da carreira de um dos mais importantes nomes da arte moderna.

  • A exposição chega ao Uruguai através do projeto “Picasso para o mundo” e o país é a única nação latino-americana a receber as peças que, ao fim da mostra, retornarão a Paris. O elo de ligação entre o artista e o país é Joaquín Torres García, pintor uruguaio radicado em Barcelona. De acordo com Laurent Le Bon, presidente do parisiense Museu Nacional Picasso, García frequentava os mesmos lugares e os mesmos círculos artísticos de Picasso.

    Ainda não foi divulgado o nome das obras que serão expostas, mas o diretor do Museu Nacional de Artes Visuais, Enrique Aguerre, em entrevista para o jornal El País, garantiu que “essas são obras das mais conhecidas”.

    A exposição será inaugurada no dia 29 de março e irá até 30 de junho de 2019. O Museu Nacional de Artes Visuais abre de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada custará 250 pesos uruguaios. Mais informações aqui.

    Continua após a publicidade
    Publicidade