Continua após publicidade

Paris terá barco ecológico em formato de bolha no rio Sena

O SeaBubbles é o novo barco futurista com zero impacto ambiental e deve ser lançado como alternativa de transporte de pessoas em Paris

Por Ariene Leite
Atualizado em 23 jun 2017, 17h50 - Publicado em 23 jun 2017, 17h22

A cidade de Paris está com uma novidade ecológica que pretende beneficiar tanto os turistas como os moradores. O SeaBubbles é o novo barco francês 100% limpo e ecológico e acaba de ser testado pela primeira vez no rio Sena. Ele vai funcionar como um sistema de táxis aquáticos e tem previsão para operar ainda em setembro deste ano.

Criado pelo especialista em navegação Alain Thébault, o SeaBubbles (ou “bolhas de mar” em tradução para o português) é uma cápsula ecológica feita com materiais biodegradáveis, fibras de vidro e espuma de alta densidade. É leve e extremamente veloz, e conta com dois motores elétricos que permitem um alcance máximo de velocidade de até 30 quilômetros por hora.

A ideia surgiu da mente do próprio especialista que sempre teve o sonho de criar barcos que “voassem” sobre a água e se inspirou no Hydropteres – o trimarã (modelo de barco com três cascos) mais veloz do mundo -, que também foi projetado por ele, para concluir o projeto. Em 2016, com a ajuda do surfista sueco Anders Bringdal, Alain conseguiu criar esse barco voador futurista.

Os inventores do projeto já estão discutindo sobre a possiblidade de uma parceria com a empresa norte-americana Uber através do sistema UberBoat, que recentemente foi implantado na Croácia. A princípio, cada SeaBubbles é capaz de transportar cinco passageiros por vez com um preço total de 12 euros por viagem.

Continua após a publicidade

O veículo pode vir a beneficiar a qualidade do ar e a limpeza dos rios de Paris. Desde o começo de 2016, a cidade tem feito várias mudanças para diminuir o índice de poluição e contaminação do ar, a exemplo da proibição da circulação de carros mais antigos na capital francesa.

O sistema ainda não foi implementado em Paris, mas Alain já tem outros planos: ele quer expandir o SeaBubble para outras grandes cidades como Genebra e Nova York.

Publicidade
Publicidade