Continua após publicidade

Paris ganha centro cultural flutuante no rio Sena

A proposta, que surgiu em uma campanha de revitalização do rio, terá exposições e atividades sobre grafite e arte urbana

Por Giovana Christ
Atualizado em 24 abr 2019, 17h35 - Publicado em 11 mar 2019, 17h18
Fluctuart, Rio Sena, Paris, França
Serão expostas obras de artistas novos e lendários da arte urbana (Seine Design/Divulgação)
Continua após publicidade

Um centro cultural flutuante será inaugurado em maio às margens do rio Sena, em Paris. Gratuito e aberto o ano todo, o foco será expor grafite e arte urbana com exemplares de artistas clássicos e também mais recentes no cenário.

Muito além de um museu ou um centro de exposições, o objetivo do Fluctuart é estimular a criação, experimentação e a troca de conhecimentos artísticos. O centro contará com uma exposição permanente, uma temporária, um café, uma livraria dedicada à cultura urbana e um terraço com espaços para ateliês e workshops.

Fluctuart, Rio Sena, Paris, França
O centro cultural ficará de frente ao Grand Palais e aos pés da Pont des Invalides (Seine Design/Divulgação)

Localizado às margens do rio Sena, o lugar ficará aos pés da Pont des Invalides (Ponte dos Inválidos) e terá vista para o Grand Palais. O café do terraço promete uma bela vista para o prédio clássico francês.

Fluctuart, Rio Sena, Paris, França
Com três andares, o prédio flutuante terá café, exposições, livraria e espaços para workshops e festas (Seine Design/Divulgação)
Continua após a publicidade

Conforme o projeto, o centro cultural flutuante terá paredes transparentes e móveis em um espaço total de 1000m². 

O Fluctuart foi vencedor do concurso Reinventando o Sena (Reinventer La Seine) de 2017, que visa revitalizar as margens do rio. Sua construção, feita pela Seine Design, foi realizada em apenas dois anos. Mais 40 iniciativas serão colocadas no rio nos próximos meses.

A primeira exposição será da artista urbana Swoon, que trabalha com diversas intervenções artísticas pela cidade e está inserida no mundo do grafite.

Obra de Swoon na Tunísia
Exemplar de obra do artista Swoon em Tumaini, na Tunísia (Swoon/Divulgação)
Publicidade