“A Normandia é linda, bucólica, com belíssimos cenários à beiramar. Difícil imaginar que ali foi o palco do famoso Dia D, a terça-feira decisiva, 6 de junho de 1944, quando os aliados desembarcaram na costa francesa para depois vencer o Exército nazista e acabar com a Segunda Guerra Mundial. em várias localidades há sítios históricos, bunkers, monumentos, principalmente nos arredores de cidades como Caen e Bayeux. em La madeleine, por exemplo, o restaurante Le Roosevelt (le-roosevelt.com) fica dentro de um antigo bunker alemão! Bem perto dali se encontra a Praia de utah, o quilômetro zero da chamada estrada para a Liberdade, caminho que levou as tropas aliadas a Paris. e, para fanáticos sobre o tema como eu, há uma grande rede de apoio ao turismo histórico espalhada pela região.”
O músico João Barone é aficionado da história da Segunda Guerra Mundial. Além de colecionador de peças da época, ele rodou na Normandia, em 2004, o documentário Um Brasileiro no Dia D
+ MONUMENTOS “Ao lado da Praia de Omaha, Colleville-sur-Mer teve o maior número de mortes de soldados aliados durante o desembarque. No Normandy American Cemetery (14710, Colleville-sur-Mer) foram enterrados os combatentes americanos, representados por mais de 4 mil cruzes brancas.”
+ MUSEUS “Chamou-me muito a atenção a localidade de Sainte-Mère-Église. Ali fica o Airborne Museum (airborne-museum.org; € 7), dedicado aos paraquedistas americanos que tomaram a cidade dos alemães na madrugada do Dia D.”
Leia mais: