Uma seleção de 30 casas estreladas pelo GUIA QUATRO RODAS para você provar o melhor da gastronomia italiana
Por Mônica Cardoso
Atualizado em 4 ago 2021, 12h38 - Publicado em 14 mar 2012, 19h29
1/30Fasano – São Paulo (SP)Por quatro anos consecutivos, o Fasano ganha como melhor restaurante do país no Prêmio Guia Quatro Rodas Brasil. Localizado no térreo do hotel de mesmo nome, as paredes escuras e o piso negro de mármore dão um ar austero ao salão. O chef Salvatore Loi, que comanda todas as casas da grife, propõe uma cozinha clássica como o ravióli de pato ao molho de laranja (Divulgação)
2/30Tre Bicchieri – São Paulo (SP)A decoração intimista faz o cliente se sentir em casa. Os pratos são inspirados na típica culinária da região da Toscana, com preparo da massa artesanal e ingredientes frescos. No cardápio, destaque para torteline di cicale, com massa recheada de cavaquinha ao molho crustáceo (Divulgação)
3/30Fasano al Mare – Rio de Janeiro (RJ)Com projeto do badalado design francês Philippe Starck, o salão é decorado com cortinas de palha de seda e lustres de cristal. O cardápio inspirado na culinária mediterrânea, foca em peixes e frutos do mar. Um dos destaques é o ravioli de batatas recheadas de provola defumada e espinafre com alcachofra, camarões e tomate seco (Divulgação)
4/30Vecchio Sogno – Belo Horizonte (MG)Com ambiente sofisticado, o cardápio aposta em receitas clássicas e nas criações do chef Ivo Faria, como o salmão com tagliolini e filamentos de legumes. A maioria das massas, assim como os pães, é preparada no próprio restaurante. A completa carta de vinhos reúne mais de 240 rótulos (Divulgação)
5/30Due Cuochi Cucina - São PauloRobalo fresco grelhado em crosta de amêndoas, sauté de pupunha, aspargos frescos e molho de limão siciliano é um dos destaques do Due Cuochi Cucina, em São Paulo. O bar e o ambiente iluminado com luz natural fazem da atmosfera do restaurante um lugar agradável. (Divulgação)
6/30Gero – São Paulo (SP)A versão bistrô do restaurante Fasano tem um ambiente mais informal, com salão com tijolos à vista e fotografias em preto e branco. O cardápio aposta na tradicional culinária italiana, como massas e risotos, além de sobremesas elaboradas. Para fechar a refeição com chave de ouro, peça a meringata di gelati all’italiana (Divulgação)
7/30Emiliano - São Paulo (SP)Nascido na Sardenha, o chef Stefano Impera assumiu a cozinha em janeiro de 2013 e imprimiu sua marca ao cardápio. No couvert, pães produzidos na casa são servidos quentinhos acompanhados com cebola confitada, manteiga artesanal com sal negro e queijo de cabra. Na foto: Ravióli de galinha d’angola, caldo de aves defumado e cebolinha. (Divulgação)
8/30Girarrosto - São Paulo (SP)Stinco de vitela ao forno com polenta, sálvia e pecorino, prato servido no Girarrosto, casa comandada pelo restaurateur Paulo Kress Moreira e pelo chef Paulo Barroso de Barros. (Tadeu Brunelli/Divulgação)
9/30Attimo - São Paulo (SP)A proposta da cozinha é "ítalo-caipira", com receitas italianas que utilizam ingredientes do interior paulista. Na foto: Costela de boi do Attimo (Mauro Holanda)
10/30Gero – Rio de Janeiro (RJ)Assim como a matriz paulistana, a filial de Ipanema segue a mesma decoração clean. A clássica culinária italiana é a base do cardápio, com massas frescas preparadas diariamente. Entre a clientela, faz sucesso o culigionis de ricota de ovelha e limão siciliano ao molho de tomate (Divulgação)
11/30Terzetto – Rio de Janeiro (RJ)O cardápio é focado em receitas clássicas com um toque contemporâneo. Os pães variados do couvert são feitos na própria casa. De encher os olhos é o linguine com lagostins, tomatinhos, ervas finas e vinho branco. Para acompanhar, uma das melhores cartas de vinhos do país, com mais de 500 rótulos (Divulgação)
12/30Locanda Della Mimosa – Petrópolis (RJ)Instalado em uma pousada de mesmo nome, entre Petrópolis e Itaipava, o restaurante tem estilo clássico, que remete ao período imperial. Como os pratos são elaborados com ingredientes da estação, o cardápio muda todos os meses. O risoto caprichado leva queijo brie, tomate seco e rúcula (Divulgação)
13/30Trattoria da Rosario – Brasília (DF) O sofisticado restaurante tem vista privilegiada para o Lago Paranoá. O chef napolitano Rosario Tessier seleciona pessoalmente toda a matéria-prima. O cardápio extenso combina massas frescas a frutos do mar, carnes bovinas e ovinas. Dentre a grande variedade de receitas, uma boa pedida é o linguine golfo di napoli (Divulgação)
14/30Cantina 28 – Canela (RS) Aconchegante, o restaurante tem uma decoração rústica, que lembra a casa da nonna. O carro-chefe são as polentas, servidas em panelas de barro e ferro. A receita italiana aparece nas versões mole, brustolada (tostada na chapa) e recheada, acompanhada por molhos funghi, calabresa e bolonhesa. Não deixe de provar uma generosa porção da polenta de bacalhau (Divulgação)
15/30Il Perugino – Petrópolis (RJ) As massas de produção no estabelecimento comandado pelo chef e proprietário Sormany Justen podem acompanhar um bom vinho da adega que tem mais de 700 rótulos (Divulgação)
16/30Quadrifoglio – Rio de Janeiro (RJ) Com um espaço bem charmoso e ambientes reservados, o local é ótimo para encontros a dois. O Cherne ao molho de vongole com tomate cereja, pimenta dedo de moça e quinoa real é uma boa pedida. (Divulgação)
17/30Alloro - Rio de Janeiro (RJ)Com vista para o mar, o salão tem bela adega. No cardápio, receitas criadas pelo chef italiano Luciano Boseggia, que passou 15 anos no três-estrelas paulistano Fasano. A especialidade da casa são os risotos. Na foto: Tortelli de abóbora com ragu de camarão e amêndoas (Tomas Rangel)
18/30La Fiducia - Rio de Janeiro (RJ)As saborosas massas da casa são preparadas à vista do cliente, atrás de um grande vidro que separa a cozinha. Na foto: Nhoque ao pesto do restaurante (Selmy Yassuda)
19/30Duo - Rio de Janeiro O moderno salão de madeira e tijolinhos à vista é claro e arejado, agradável. Na foto: Massa fresca com ragú de cordeiro (Leo Martins)
20/30Cipriani (Copacabana Palace) - Rio de JaneiroDentro do belíssimo Copacabana Palace, escolha uma mesa com vista para a piscina e saboreie um vinho ao som do piano. Ou então reserve a Mesa do Chef, dentro da cozinha, se quiser acompanhar de perto o trabalho do italiano Nicola Finamore. Na foto: Tortelli de fondue de queijo com molho de cogumelo (André Valentim)
21/30Forneria São Sebastião - Rio de Janeiro (RJ)Aberto para a calçada, fica no burburinho de Ipanema. Entre as receitas, os saborosos crostines de presunto de parma, brie e kiwi são servidos de entrada. (Lype Borges/ divulgação)
22/30Sollar – Búzios (RJ)As receitas do chef italiano Danio Braga são clássicas, porém criativas. Um diferencial do Sollar é a vista para o mar. Na foto: Terrine de Mozzarella. (Reprodução/Facebook)
23/30Biondi - São PauloO chef Bruno Previado serve suas criações em um ambiente moderno e elegante. O bar na entrada deixa a espera mais prazerosa. (Divulgação)
24/30Aguzzo Caffè e Cucina - São PauloReceitas requintas são a característica do Aguzzo, do sócio Osmânio Luiz Rezende (ex-Fasano). Na foto: Nhoque de Espinafre, Ricota e Batata ao Creme de Gorgonzola. (Mario Rodrigues)
25/30Piselli – São Paulo Pratos clássicos da culinária italiana são executados pelo chef Moreno Colosimo. Na foto, uma das especialidades da casa: Quaglie Ripiene Con Ghocchi Al Tartufo - Codornas recheadas com cogumelos e legumes, servidas com gnoque na manteiga e creme de trufas. (Divulgação)
26/30Nonno Ruggero (Fasano) – São Paulo Além da tradicional e pomposa cozinha italiana, também há bufê de antepastos e doces no almoço. Na foto: Raviollini di Brie con Pinoli. (Reprodução/Facebook)
27/30Così – São Paulo As massas frescas e recheadas são marca registrada da casa. Na foto: Nhoque negro de tinta de lula coberto por lascas de bacalhau. (Tadeu Brunelli)
28/30Vito - São Paulo Pratos com carne suína se destacam no cardápio do chef André Milano. Na foto: barriga de porco com batata-doce. (Mario Rodrigues)
29/30Pomodori - São Paulo O cardápio da chef Tássia Magalhães aposta na variedade. Há desde ravióli de ovo caipira até foie gras grelhado. Na foto: Gnoque de batata recheado de frutos do mar ao molho de tomate, coberto por polvo e cabeça de lula, do restaurante Pomodori (Lucas Lima)
30/30Tappo Trattoria – São PauloO chef Benny Novak prepara clássicos da cozinha italiana. Na foto: Rigatoni com ragu de linguiça. (Divulgação)
A gastronomia italiana tem o poder de agradar aos paladares mais diversos. E nada melhor que celebrar o Momento Itália-Brasil com uma boa massa. Receitas clássicas ganharam pitadas de criatividade, tornando os pratos ainda mais saborosos.
Selecionamos 30 restaurantes italianos estrelados pelo GUIA QUATRO RODAS por todo o Brasil para você comer o que te faz mais feliz. Ou como diz a máxima italiana que destaca o prazer nas refeições, Mangia che te fa bene!