Inglaterra terá trilha mais extensa do mundo ao longo da costa

Previsto para ficar pronto em 2021, o percurso já recebe caminhantes em alguns trechos. A trilha passa por cidades como Liverpool, Southampton e Brighton

Por Luca Occhialini Atualizado em 23 abr 2020, 17h26 - Publicado em 23 abr 2020, 17h24

A Inglaterra vai  ganhar a maior trilha costeira do mundo, a National Trail. A inauguração deve acontecer em 2021, quando todos os trechos da England Coast Path estiverem prontos e conectados, formando um caminho com 4498 quilômetros de extensão. A construção já vem acontecendo há muitos anos, por segmentos, alguns inclusive já recebem turistas. 

  • A trilha está dividida em quatro partes: Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste, com 66 subtrechos. Haverá segmentos que passarão próximos ao País de Gales e à Escócia, sendo que a maior parte do percurso será pela costa, com alguns pequenos desvios para o interior.

    A porção Noroeste cruzará algumas cidades como Liverpool e Carslile, passando pelo Parque Nacional Lake District, museus e portos. Já o trecho Nordeste se estende por lugares como Sunderland e Scarborough, que reserva falésias rochosas, praias, piscinas naturais e campos floridos.

    Isle of Wight, England Coast Path
    Trilhas na Isle of Wight passarão por melhorias antes de serem integradas ao circuito maior Natural Trails Facebook/Reprodução

    A porção Sudeste atravessa as proximidades de Norwich até as imediações de Portsmouth e Brighton, um dos dos trechos mais bonitos da costa da Inglaterra e onde é possível avistar o Canal da Mancha. A região reserva ruínas romanas, grandes reservas florestais e penhascos.

    Brighton: um dos pontos mais bonitos da costa e uma das cidades mais festeiras da Inglaterra Westend61/Getty Images

    O último trecho da England Coast Path é o Sudoeste, que parte de Southampton, importante porto do país onde aportam muitos navios de cruzeiros – e de onde partiu o Titanic –, e segue até o extremo Sul, em Cornwall, região das mais bucólicas. O percurso nesse trecho avança até chegar na pequena cidade de Lidney, perto da fronteira com o País de Gales. Praias, cavernas e adoráveis vilas de pescadores são algumas das paisagens do caminho, que foi construído sobre penhascos rochosos.

  • Leia tudo sobre a Inglaterra

    Continua após a publicidade
    Publicidade