Muitos pratos da culinária brasileira e mundial levam o nome de políticos, de jogadores de futebol e até de bailarinas, como é o caso da Pavlova, delicado doce feito com merengue e frutas. Saiba a origem do nome de 10 conhecidas receitas em nossa galeria de fotos.
-
1. Filé à Oswaldo Aranha, do restaurante Cosmopolita, Rio de Janeiro (RJ)
zoom_out_map
1/10 Filé à Oswaldo AranhaGaúcho, o político Oswaldo Euclides de Souza (1894 – 1960) adorava comer carne. Durante seu mandato de senador, costumava ir ao Cosmopolita, restaurante no Rio de Janeiro apelidado de “Senadinho” por ser ponto de encontro de políticos, deputados e senadores nos anos 30. Lá, pedia quase que diariamente um filé mal passado coberto com alho frito e acompanhado de arroz, farofa e batatas. O mesmo pedido também era feito no Rio Minho, outro restaurante no centro da cidade. De tanto fazer o mesmo pedido, o prato levou o seu nome. (Divulgação/Divulgação)
-
2. Arroz Biro Biro
zoom_out_map
2/10 Arroz Biro Biro O prato, que leva arroz, ovo, bacon, cebola, batata-palha e salsinha, foi criado por uma churrascaria da capital paulista para homenagear o ex-jogador Biro Biro, ídolo da torcida corinthiana entre as décadas de 70 e 80. (Creative commons/Flickr/brunobucci)
-
3. Fettuccine Alfredo
zoom_out_map
3/10 Fettuccine Alfredo O molho surgiu quando o italiano Alfredo Di Lelio fez a receita de macarrão com molho de manteiga e queijo para estimular o apetite de sua mulher, Inês, que ficou muito abatida após o nascimento do primeiro filho, em 1908. Sua esposa gostou tanto que a receita foi para o restaurante que mantinham em Roma. (Creative commons/Flickr/mealmakeovermoms)
-
4. Filé à Wellington
zoom_out_map
4/10 Filé Wellington O general e político inglês Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, era um homem indiferente à comida, nada gourmet. No entanto, dizem que o prato francês recebeu seu nome por conta da aparência: um cilindro marrom brilhante bem parecido com as botas do duque, que tinha mania de mantê-las sempre bem lustradas. (Creative commons/Flickr/stuandgravy)
-
5. Molho Bechamel
zoom_out_map
5/10 Molho BéchamelA história do molho feito com manteiga, leite e farinha tem várias origens. A mais conhecida delas diz que a receita foi criada pelo cozinheiro François-Pierre de la Varenne em homenagem a Louis de Béchamel, o marquês de Nointel, que era chefe do palácio de Luís 14, rei da França. A receita do molho aparece publicada em seu livro, Le Cuisinier François. (Creative commons/Flickr/jgr/Javier García)
-
6. Bacalhau a Gomes de Sá
zoom_out_map
6/10 Bacalhau à Gomes de Sá O tradicional prato português leva o nome de seu criador, José Luis Gomes de Sá, que nasceu na cidade do Porto, em 1851. Após a falência do pai, que era um comerciante de bacalhau, Gomes de Sá foi obrigado a trabalhar como cozinheiro em um restaurante da região Norte de Portugal. Foi então que criou a famosa receita, deixando as lascas de bacalhau marinando em leite aquecido. (Creative commons/Flickr/capitu)
-
7. Estrogonofe, Rússia
zoom_out_map
7/10 EstrogonofeExistem várias versões sobre a origem do prato. Em uma delas, conta-se que um médico russo chamado Strogonoff trabalhava entre os caçadores de baleia e, após uma grande intoxicação, submeteu toda a tripulação a uma dieta à base de arroz, carne fermentada e suco de cebola. Outra versão diz que o prato leva o nome de uma rica família russa, os Stroganov, cuja origem é anterior a 1500. Existe ainda a teoria de que o nome nada mais é que um derivado do verbo “strogat”, que em russo significa “cortar em pedaços”. (Thinkstock)
-
8. Drink Blood Mary
zoom_out_map
8/10 Bloody Mary A exótica combinação de vodca e suco de tomate foi criada pelo francês Fernand Petiot, em um bar de Paris na década de 1920. O nome (Maria Sangrenta) seria uma homenagem à rainha Maria I da Inglaterra (1516 – 1558), que para reestabelecer o catolicismo mandou executar milhares de protestantes. (Creative commons/Flickr/light_seeker)
-
9. Bolo Souza Leão
zoom_out_map
9/10 Bolo Souza LeãoO bolo que leva leite de coco, mandioca e gemas recebeu, em 2008, o título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. Quem criou a receita foi a quituteira Dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, esposa de um coronel proprietário de engenhos. Para criara a receita, Dona Rita substituiu ingredientes europeus por outros locais. Há quem diga que o bolo foi servido ao imperador Dom Pedro II. (Mauro Holanda)
-
10. Pavlova torta sobremesa
zoom_out_map
10/10 Pavlova O merengue recheado com chantili e decorado com frutas é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, que nasceu em 1881. O delicado doce foi criado durante uma turnê de Pavlova pela Austrália e Nova Zelândia. No entanto, não se sabe exatamente o local da criação, o que ainda provoca debate entre os dois países, que reivindicam a paternidade da receita. (Thinkstock)
- MatériasVale a pena rodar o mundo para visitar estes restaurantes chiquesquery_builder 9 nov 2016 - 17h11
- Matérias12 restaurantes para dar a volta ao mundo sem sair de Nova Yorkquery_builder 22 mar 2016 - 01h03