Fotos: 9 restaurantes para comer bem em Fortaleza
Veja a seleção dos melhores restaurantes de Fortaleza, no Ceará, para provar a culinária regional e outras especialidades, sem deixar de lado as comidinhas
Por Kátia Arima
access_time
29 Aug 2012, 14h36
Restaurante Vojnilô, em Fortaleza, Ceará (/)
-
1. Restaurante Vojnilô, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
1/14 Vojnilô (em Varjota)
A casa especializada em pescados utiliza ingredientes frescos em seus pratos. Com molhos suaves e uso competente da grelha, o chef Lúcio Figueiredo segue a fórmula do amigo e mestre Vicente Bojovski, dono da melhor casa de pescados do país, o Guaramare, em Guarapari (ES). (Romero Cruz)
-
2. Prato do restaurante Vojnilô, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
2/14 Vojnilô (em Varjota)
O misto de pescados (peixe, camarão e lagosta) e a paella são pedidas certas no restaurante Vojnilô (Romero Cruz)
-
3. Restaurante Colher de Pau, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
3/14 Colher de Pau (em Varjota)
No cardápio deste restaurante regional, há receitas do litoral e do interior do Ceará. Com bom custo/benefício, as receitas agradam ao público, que lota as mesas do ambiente despojado. O sucesso rendeu até a abertura de uma filial em São Paulo (Jarbas Oliveira)
-
4. Prato do restaurante Colher de Pau, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
4/14 Colher de Pau (em Varjota)
A carne de sol com baião de dois é um dos pratos recomendados no restaurante regional Colher de Pau. Para quem prefere receitas litorâneas, a pedida é a peixada cearense. (Jarbas Oliveira)
-
5. Salgados da Balu, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
5/14 Balu (em Meireles)
Venha aqui para se deliciar com as comidinhas doces e salgadas. Dúvida na hora de escolher as guloseimas? O GUIA QUATRO RODAS recomenda o camarão empanado e, depois, a torta de chocolate com amêndoas (Jarbas Oliveira)
-
6. Doces da Balu, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
6/14 Balu (em Meireles)
Os confeiteiros da casa seguem à risca as receitas criadas pela Dona Balu, quituteira de mão cheia que já morreu. (Jarbas Oliveira)
-
7. Restaurante LÔ, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
7/14 L’Ô (em Centro)
Sob comando do espanhol Agustin Herrero, este restaurante de culinária contemporânea serve pratos criativos com ingredientes locais, como a pescada com purê de banana-da-terra. (Divulgação)
-
8. Salão do restaurante LÔ, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
8/14 L’Ô (em Centro)
Os ambientes do restaurante L’Ô são modernos e elegantes (Divulgação)
-
9. Tapioca do Centro das Tapioqueiras, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
9/14 Centro das Taquioqueiras (em Messejana)
É preciso pegar a estrada CE-040 para chegar aqui – a partir do Centro, são mais de 15 quilômetros. Mas o passeio vale para quem é fã de tapioca: há recheios para todos os gostos e mais de 20 barracas especializadas nesta comidinha. Há 100 sabores, com preços que variam de R$ 2 a R$ 10. (Romero Cruz)
-
10. Carne de sol com purê de batata doce e cebolas caramelizadas do restaurante Coco Bambu, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
10/14 Coco Bambu Frutos do Mar (em Mucuripe)
Beira-mar, este restaurante serve pratos fartos de pescados e frutos do mar. Há mesas na área interna, para dias quentes, e na área externa, para curtir a brisa da noite (Marcello Fontes)
-
11. Salão do restaurante Nostradamus, em Fortaleza, no Ceará
zoom_out_map
11/14 Nostradamus (em Mucuripe)
Dentro do melhor hotel da cidade, o Gran Marquise, o restaurante Nostradamus tem um ambiente refinado, com iluminação a velas e vista para o mar. Estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS, tem cozinha variada, que adota ingredientes regionais, em receitas como a cauda de lagosta acompanhada de arroz piemontês e os camarões com uvas verdes (Divulgação)
-
12. Salão do restaurante Sobreiro, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
12/14 Sobreiro (em Papicu)
Especializado em culinária portuguesa, o Sobreiro tem como destaque os pratos com bacalhau. Mas o cardápio também inclui receitas com a lagosta. O chef Raimundo Gomes trabalhou por 12 anos no Antiquarius do Rio de Janeiro, o melhor restaurante português do Brasil. (Divulgação)
-
13. Bacalhau a lagareiro, prato do restaurante Sobreiro, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
13/14 Sobreiro (em Papicu)
Bacalhau a lagareiro, prato servido no restaurante Sobreiro, em Fortaleza (Divulgação)
-
14. Salão do restaurante Marcel, em Fortaleza, Ceará
zoom_out_map
14/14 Marcel (em Iracema)
Instalado no Hotel Holliday Inn, este restaurante francês serves suflês e pratos de carnes de pato, perdiz e coelho, que podem ser apreciados acompanhados de um bom vinho e ao som do piano, em algumas noites. (Jarbas Oliveira)
Lagosta, caranguejo, pargo. Os pescados e frutos do mar certamente são as estrelas da culinária de Fortaleza e outras regiões do litoral do Ceará. Quem visita a região não deve deixar de experimentar a tradicional peixada cearense, criada para recuperar as forças dos jangadeiros que voltavam do alto-mar. O prato leva repolho, cebola, cenoura, batatas, tomate e peixe, com leite de coco natural. Para experimentar a delícia, o GUIA QUATRO RODAS recomenda restaurantes como Colher de Pau e Coco Bambu Frutos do Mar.
Mas nem só de pratos regionais vive Fortaleza. O Sobreiro, por exemplo, especializado na culinária portuguesa, serve um bacalhau caprichado. No comando da cozinha está o chef Raimundo Gomes, que trabalhou por 12 anos no Antiquarius, no Rio de Janeiro – melhor restaurante da especialidade do Brasil, com três estrelas no GUIA QUATRO RODAS BRASIL 2012.
Para refeições mais rápidas, mas não menos deliciosas, que tal uma tapioca? A comidinha é oferecida em vários pontos da cidade, mas se puder pegue a CE-040 e vá até o famoso Centro das Tapioqueiras, com mais de 20 barracas. Você terá dificuldade em escolher um sabor, pois há mais de 100 opções de recheios. Doce problema!