1. Año Nuevo em Acapulco
“Acapulco é, por excelência, um destino de balada para os mexicanos e, no Réveillon, as festas fervem. As famosas discos de Acapulco, os hotéis e as grandes mansões nas montanhas promovem baladas com a espetacular baía como cenário e que não param até o sol de 1º de janeiro já estar alto no céu.”
2. Festa da Guelaguetza, em Oaxaca
“Na belíssima capital de Oaxaca, grupos folclóricos das oito regiões do estado se reúnem no final de julho para oferecer o melhor da sua dança, sua música e sua tradição. Guelaguetza é uma palavra de raízes zapotecas que denota o ato de cooperação mútua. Conceito lindo, festa deslumbrante.”
3. Grito da Independência, no Zócalo
“No mundo todo, mexicanos se reúnem na noite de 15 de setembro para a cerimônia do Grito da Independência, quando uma autoridade (presidente, prefeito, embaixador, avó, mãe…) puxa um ‘Viva, !’ No Zócalo, a praça central da Cidade do México, é emocionante, com o presidente da República e o povo gritando ‘Viva!’ juntos.”
4. Día de Nossa Senhora de Guadalupe
“Em 12 de dezembro, multidões vão até a Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, para homenagear a padroeira do país. Um momento muito emotivo é quando centenas de mariachis cantam para ela Las Mañanitas, música mexicana de parabéns aos aniversariantes.”
5. Día de los Muertos, em Pátzcuaro
“A pequena cidade de Pátzcuaro é mágica pra acompanhar as celebrações do Día de los Muertos, no final de outubro e início de novembro. Acreditamos que nessa época nossos queridos que partiram têm permissão para nos visitar, e fazemos uma grande festa. No Día de Los Muertos, celebramos a vida e a morte, tudo junto.”
As festas são dicas de Hugo Delgado, restaurateur do Obá e da taquería La Sabrosa, ambos em São Paulo |
Texto publicado na edição 255 da revista Viagem e Turismo (janeiro/2017)