Falar uma língua estrangeira é mais fácil sob o efeito de álcool

O mundo inteiro já desconfiava, mas agora temos o aval da ciência

Em janeiro de 2018, durante uma visita ao Egito, pude notar que meu inglês atingia um alto grau de fluência após a ingestão de algumas doses de álcool e que, nestes momentos, arriscava até mesmo o uso de palavras em árabe que havia acabado de aprender. Você também já teve a impressão de falar melhor em uma língua estrangeira após beber uma taça de vinho ou duas?

Saiba que de acordo com um estudo publicado pelo Journal of Psychopharmacology, essa constatação é verdadeira: o álcool melhora a habilidade de falar em outras línguas.

Os responsáveis pelo experimento, alguns pesquisadores das universidades de Liverpool, Maastricht e King’s College, na Inglaterra, reuniram cerca de cinquenta pessoas cuja primeira língua é o inglês, mas que estudaram alemão em algum momento de suas vidas, e deram a eles copos com bebidas alcoólicas e não-alcoólicas. Após a ingestão dos líquidos, os voluntários eram instruídos a iniciar uma conversação de alguns minutos na língua estrangeira.

Os diálogos em questão foram gravados e colocados sob a análise de dois alemães, encarregados de atribuir notas ao desempenho de cada participante, sem terem sido previamente informados sobre quem havia consumido álcool ou não. A conclusão do estudo determinou que os indivíduos sob efeito da substância receberam notas mais altas que seus amigos sóbrios.

Segundo Fritz Renner, professor da Universidade de Maastricht, os voluntários foram submetidos a um baixo teor de bebida alcoólica. Altos níveis de embriaguez, segundo o pesquisador, tenderiam a piorar a performance dos participantes.

Embora o álcool atrapalhe o pleno funcionamento de habilidades cognitivas como prestar atenção e recordar fatos recentes, o resultado do estudo constata a diminuição da ansiedade e o aumento da autoestima dos participantes, o que pode explicar o êxito ao falar uma segunda língua sob o efeito de bebidas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s