1. Bonifacio, França
Com menos de três mil habitantes, Bonifacio fica no extremo sul de Córsega, de frente para Sardenha (Itália). Uma parte da cidade foi construída em cima de falésias, com casas no estilo medieval. As ruelas são tomadas por cafés, restaurantes e lojinhas, divididas em dois centrinhos: um na parte alta e outro beirando a marina.
2. Rocamandour, França
A pequena aldeia construída na parte rochosa de um desfiladeiro é um importante ponto de peregrinação na França. Pessoas do mundo todo vão até a aldeia para homenagear Santo Amador (um eremita que viveu no local, segundo a lenda) e rezar para a Virgem Maria.
3. Santorini, Grécia
No centro de uma das ilhas mais conhecidas da Grécia está uma cratera criada por uma série de erupções vulcânicas ocorridas em 1650 a.C. No cume do penhasco, com mais de 400 metros de altura, que beira a cratera, foram erguidas as famosas casinhas brancas organizadas entre ruazinhas estreitas. A paisagem que combina a arquitetura da cidade e a natureza são de tirar o fôlego, especialmente no fim do dia.
4. Meteora, Grécia
A área foi inicialmente povoada por monges que moravam em cavernas dentro das rochas de Meteora, durante o século 13. Durante a ocupação turca na região, os monges passaram a construir os mosteiros no topo das falésias. Os seis principais mosteiros são interligados por estradas asfaltadas e acessíveis pela rocha. Grande Meteoro é o maior deles.
5. Ronda, Espanha
A cidade na província de Málaga foi erguida sobre um maciço rochoso, com casas bem próximas a um penhasco à beira do rio Tejo. Uma ponte com 98 metros de altura liga as duas áreas da cidade, El Mercado e La Ciudad.
6. Cuenca, Espanha
Localizada no alto dos cânions dos rios Júcar e Huécar, a cidade é marcada por suas casas suspensas, construídas durante o domínio muçulmano na região. Além das casas, a Catedral e as ruas de paralelepípedos conquistam qualquer viajante que visita a cidade, que é um Patrimônio da Humanidade da Unesco.
7. Castellfollit de la Roca, Espanha
A cidade tem aproximadamente mil habitantes e foi construída em uma área de menos de um quilômetro quadrado. O penhasco de basalto onde fica a cidade tem mais de 50 metros de altura e quase um quilômetro de extensão. A visão da igreja e das casas altas na borda do precipício é uma das imagens mais fotografadas da Catalunha. A pequena cidade é formada por praças, ruas escuras e estreitas e as casas são feitas de rocha vulcânica.
8. Escarpa de Bandiagara, Mali
As falésias de Bandiagara abrigam mais de 200 aldeias do povo Dogon, que construíram suas casas encravadas nos penhascos para se proteger de ataques inimigos desde o século 15. A região tem uma arquitetura única, com cabanas de telhados planos de palha e cemitérios construídos no alto dos penhascos.
9. Al-Hajjarah, Iêmen
A pequena aldeia do século 12 é formada de casas de pedra imponentes construídas sobre um precipício. Muitos dos edifícios tem mais de 400 anos de idade.
10. Manarola, Itália
Construída sobre uma rocha de 70 metros de altura, a cidade é uma das mais românticas do Cinque Terre – conjunto de quatro cidades turísticas à beira do mar da Ligúria. O lugar é conectado a cidade de Riomaggiore pela famosa Via dell’Amore, uma trilha esculpida nas rochas beirando o mar.