Volta ao mundo em 12 cafés famosos

Embarque numa viagem pela história do café, parando em 12 países para tomar um cafezinho

Por Fábio Paschoal Atualizado em 25 ago 2017, 16h05 - Publicado em 13 abr 2012, 15h24

Foi uma cabra africana que descobriu o café? Segundo a lenda, Kaldi, um pastor de cabras que morava em um vilarejo na Etiópia, observou seus animais pastando animados, correndo de um arbusto para o outro, em busca de pequenas frutas vermelhas. Ele ficou intrigado e resolveu experimentar a iguaria. Logo, estava alegre e contente saltitando junto com seu rebanho. O café havia sido descoberto!

O café cruzou o Mar Vermelho, e as primeiras mudas começaram a ser cultivadas no Iêmen. Então ganhou o Oriente Médio e logo depois a Europa. Na Inglaterra deixava os trabalhadores mais dispostos durante a Revolução Industrial, e na França reunia intelectuais nas cafeterias para debater política. Na Ásia, o Vietnã se tornou o maior produtor da variedade robusta, enquanto o Brasil se tornou o maior produtor mundial.

Com o tempo, o gosto pelo café foi se aperfeiçoando e o cafezinho ganhou várias versões. A mais exótica de todas é  o kopi luwak da Indonésia, que é elaborado a partir das fezes de um animal.

O café se espalhou pelo mundo e ganhou um número gigantesco de apreciadores que não conseguem passar o dia sem uma dose de cafeína.

Veja nossa galeria com 12 países que têm uma história relacionada com o café. Ideal para ler enquanto você toma o seu expresso.

Continua após a publicidade

Publicidade