Da Lapa ao Leblon: novos hotéis no Rio de Janeiro

Conheça hotéis recém-inaugurados, revitalizados e o que vem por aí na cena hoteleira da capital carioca

Por Da Redação Atualizado em 8 Dec 2020, 11h50 - Publicado em 7 Dec 2020, 17h38

Pequenos empreendimentos à grandes redes vêm investindo na capital carioca, seja com inaugurações, seja com revitalizações – a mais esperada é a do maravilhoso Largo do Boticário, no Cosme Velho, prometido para o primeiro semestre de 2021 e que deverá abrigar hospedagens de várias categorias. Dezembro, apesar da pandemia, marca a inauguração do Selina Copacabana e do restaurante do Hotel Janeiro. Veja detalhes a seguir:

Arpoador

Fachada do Hotel Arpoador Hotel Arpoador/Reprodução

O hotel Arpoador Inn, construído em 1974, passou por um processo de recuperação e, desde 2019, está de cara nova. Dispensando o Inn, o agora apenas Arpoador tem localização privilegiada, o que algumas pessoas descreveriam como um dos melhores pontos do Rio: no bairro de Ipanema, aos pés da praia do Arpoador e há cinco minutos a pé de Copacabana.

O hotel tem arquitetura moderna, mas não quer ser um hotel de luxo: a proposta é ser despojado e acolhedor, com essência praiana. Entre as novidades da reforma, estão uma piscina triangular no topo do prédio, com vista 360º do Rio, e o bar Arp, com cardápio assinado pela mixologista Néli Pereira.

Vista de Ipanema do terraço do hotel Arpoador Hotel Arpoador/Reprodução

Relativamente pequeno, o Arpoador possui 49 quartos, divididos em cinco categorias, que vão desde 16 a 50 metros quadrados. O maior quarto é a Suíte Arpoador, com sala de estar integrada e varanda. Todas as 15 unidades da suíte tem vista para o mar.

Reserve sua hospedagem no Arpoador aqui

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana

Quarto do novo Fairmont Copacabana, quase na divisa com IpanemaO Fairmont Copacabana foi inaugurado em agosto de 2019 onde antes funcionou o Sofitel, um dos ícones da hotelaria carioca. O edifício fica a um pulo do Forte de Copacabana e do Arpoador. A marca é conhecida por seus hotéis de luxo, vide o mítico Copacabana Palace, das mesma bandeira. Com 375 quartos, os hóspedes podem escolher entre a vista de frente para o mar, para a cidade ou para o Pão de Açúcar, em acomodações de até 70 metros quadrados.

O Fairmont Rio de Janeiro tem duas piscinas, spa, dois bares e um restaurante de frutos do mar.

Reserve sua hospedagem no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana aqui

Janeiro Hotel

Janeiro Hotel/Reprodução

Demorou um ano e meio de reformas para que o prédio onde antes funcionava o Marina All Suites, no Leblon, se tornasse o Janeiro Hotel, que tem como proprietário Oskar Metsavaht (Osklen). Inaugurado em 2018, o estabelecimento aposta no conceito de resort urbano e na decoração moderna e clean.

Pertíssimo do mar, o hotel está localizado entre os postos 11 e 12 da praia do Leblon. Do terraço do 19º andar, a vista é o Arquipélago das Cagarras e o Morro do Vidigal. De alguns quartos, também pode-se avistar o Corcovado e Ipanema.

Continua após a publicidade

Entre as comodidades estão as piscinas, uma externa de borda infinita e outra interna. No local também há três restaurantes: o Janeiro, que trabalha com frutos do mar na brasa e produtos sazonais; o Omakase, que serve menu degustação da culinária japonesa; e em novembro foi aberto no térreo do hotel o Cedilha, restaurante de comida caiçara com cardápio assinado por Morena Leite, sócia do Capim Santo.

Suíte Deluxe com vista para o mar Janeiro Hotel/Reprodução

Existem três categorias de acomodação entre os 53 quartos do hotel, que podem ter 25, 33 ou 51 metros quadrados. Todos possuem vista para o mar, mas a diferença é que na maior suíte a visão é frontal, enquanto nas outras duas, lateral. 

Reserve sua hospedagem no Janeiro Hotel aqui

Selina Lapa e Selina Copacabana

Hotel Selina Lapa Selina/Reprodução

A rede Selina, com várias unidades na América Latina, vem investindo em peso no Brasil, com o primeiro hotel da marca inaugurado no Rio de Janeiro no fim de 2018, na Lapa. Os hóspedes podem usufruir de espaços de coworking, lojas, restaurantes, cozinha comunitária, biblioteca, aulas de ioga e até cinema.

No boêmio bairro da Lapa, o hotel é especialmente bem localizado para quem quer curtir a vida noturna carioca. Além disso, é próximo do Centro do Rio e de pontos turísticos populares, como a Escadaria Selarón. O Selina Lapa tem 119 quartos e possui opções para diferentes orçamentos: existem dormitórios compartilhados, no estilo hostel, até suítes privativas.

O Selina inaugurou em 3 de dezembro na Avenida Atlântica, na altura do Posto 5 em Copacabana, uma novíssima unidade que ainda está em esquema de soft-opening  O prédio tem 116 quartos (322 camas) de diferentes categorias e estilos: quartos compartilhados com 4, 6, 8 e 10 camas; quartos para até 4 pessoas – uma cama de casal ou 2 de solteiro mais 1 beliche);  quartos micro com banheiro compartilhado; quartos standard, suítes e loft. Tem ainda espaço de coworking e sala de reunião.

Um dos quartos privativos do Hotel Selina Lapa Selina/Reprodução
Os quartos compartilhados no Hotel Selina Lapa são de oito, seis ou quatro camas Selina/Reprodução

Reserve sua hospedagem no Selina Lapa aqui

Jo & Joe Open House

O Largo do Boticário é um local histórico no Rio, com casarões tombados Accor/Reprodução

A rede Accor Hotels adquiriu, em 2018, seis casarões do Largo do Boticário, no bairro do Cosme Velho. A intenção da empresa é recuperar o tradicional conjunto arquitetônico que há tempos está abandonado e transformá-lo em um ponto turístico relevante.

O empreendimento será híbrido de hotel com hostel num total de 350 camas e 80 quartos – os compartilhados serão para até 10 pessoas.

Planta do projeto, que pretende ter espaços de convivência entre os turistas e locais Accor/Reprodução

Além disso, a ideia é que o espaço seja colaborativo, com áreas de convivência que poderão ser usufruídas não apenas por turistas, mas também por cariocas. Estão previstos restaurantes, bares, piscinas, lojas e até um espaço de coworkingA última estimativa da Accor é que o complexo esteja pronto no primeiro semestre de 2021.

  • Reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro

    Continua após a publicidade
    Publicidade