1/10 Um dos passeios mais tradicionais no Rio de Janeiro é o bondinho do Pão de Açúcar (Thinkstock/Thinkstock)
2/10 Morro da Urca, primeiro estágio do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro; o passeio é imperdível porque sem interferência humana, o morro já seria uma atração. Com a subida de bondinho e a vista panorâmica, tudo fica ainda mais belo (Alexandre Macieira/Riotur)
3/10 Os Bondinhos fazem o transporte até o Pão de Açúcar (396m) e o Morro da Urca (227m), conjunto formado por dois mirantes naturais na entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ) (PEDRO KIRILOS/Divulgacao)
4/10 O bondinho parte da Avenida Pasteur, 520 (Urca). O horário de funcionamento é das 8h às 21h (a bilheteria fecha às 19h50); saídas a cada 20 minutos ou quando a capacidade do bondinho, de 65 passageiros, é atingida (Reprodução/Reprodução)
5/10 Bondinhos fazem o transporte entre os dois mirantes; e no meio do caminho, é possível ter visões panorâmicas deslumbrantes como a da foto. Quando for fazer o passeio, prefira um dia ensolarado - com chuva, há poucas áreas para se abrigar ()
6/10 O Morro da Urca e o Pão de Açúcar são duas formações rochosas na entrada da Baía de Guanabara,que servem de mirante para a cidade do Rio de Janeiro ()
7/10 Morro da Urca, primeiro estágio do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro; para chegar ali, você pode fazer uma trilha de 30 minutos a partir da Praia Vermelha. Custa R$ 53 (ida e volta para os dois estágios) (Alexandre Macieira/Riotur)
8/10 Vista da Marina da Glória e do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ); do ponto mais alto do morro, a vista é deslumbrante: os barcos na Praia de Botafogo, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea... ()
9/10 Anoitecer no Rio de Janeiro (RJ) com o Morro do Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Enseada de Botafogo. Separe ao menos 1h30 para fazer o passeio no bondinho do Pão de Açúcar (FLAVIO VELOSO)
10/10 Mesmo visto de longe, o Morro do Pão de Açúcar ainda é espetacular; para fazer a melhor foto, suba até o mirante mais alto com ajuda do Bondinho (David Alan Harvey)
Conjunto formado por dois mirantes naturais na entrada da Baía de Guanabara: o Morro da Urca (227 m) e o Pão de Açúcar (396 m). Do mais alto, a vista é deslumbrante: os barcos na Praia de Botafogo, o Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea… Bondinhos fazem o transporte.
Por que é 5 estrelas? Sem interferência humana, o Pão de Açúcar já seria uma atração. Com a subida de bondinho e a vista panorâmica, o passeio é imperdível.
Preste atenção: O museu multimídia Cocuruto conta a história do bondinho e cita curiosidades – o cabo de sustentação, por exemplo, suporta o peso de 27 ônibus.
A melhor foto: Do mirante mais alto.
Tempo de visita: Quem não tem muito tempo faz o tour em 1h30 (ida e volta), com paradas de 15 minutos.
Quando ir: O ano todo. Prefira um dia ensolarado – com chuva, há poucas áreas para se abrigar.
Serviço: O bondinho parte da Avenida Pasteur, 520 (Urca); 2546-8400; 8h às 21h (a bilheteria fecha às 19h50); saídas a cada 20 minutos ou quando a capacidade do bondinho é atingida (65 passageiros). Para chegar ao primeiro estágio (Morro da Urca) há um segundo acesso: trilha de 30 minutos a partir da Praia Vermelha. R$ 53 (ida e volta para os dois estágios).