Companhia cria área exclusiva para mulheres nos aviões

Medida tem como objetivo evitar que as mulheres que viajam sozinhas tenham medo de serem assediadas durante um voo

Por Julia Latorre Atualizado em 31 Jan 2017, 10h40 - Publicado em 18 Jan 2017, 18h07

A companhia aérea Air India criou a opção assentos exclusivos para mulheres na hora de reservar passagens de categoria econômicas.

De acordo com a empresa, essa é uma medida para proteger e incentivar mulheres que viajam sozinhas de possíveis abusos e assédios durante o voo, situação já relatada mais de uma vez por clientes da própria companhia.

A denúncia mais recente foi de uma passageira que foi apalpada enquanto dormia. A execução da medida funciona a partir desta quarta (18) da seguinte maneira: em cada voo, uma fileira inteira (6 assentos) será destinada a mulheres que viajam sozinhas e não querem companhias masculinas ao seu lado.

Sentar-se na janelinha ou não correr o risco de ter como companheiro de voo o um macho assediador? A hashtag #ViajoSola não morre nunca
Sentar-se na janelinha ou não correr o risco de ter como companheiro de voo o um macho assediador? A hashtag #ViajoSola não morre nunca pexels.com

Não bastasse a nova categoria de assentos, a Air India também anunciou que algemas de plástico estarão na aeronave caso a tripulação precise conter alguma situação que passou dos limites.

#ViajoSola

Na internet a notícia divide opiniões. O tema viajar sozinha volta à tona, e cai na mesma questão da criação de vagões de metrô só para o sexo feminino. Criar uma categoria de assentos exclusiva para mulheres não seria aceitar e conviver com o fato de que vivemos em um mundo machista demais para que homens e mulheres tenham o mesmo direito de viajar sem preocupações com o passageiro que viajará ao seu lado?

E se esses seres humanos potenciais passageiros assediadores tivessem a real noção do quão errado é assediar alguém pelo simples fato de ser uma mulher? E você, viajante mulher, o que acha dessa medida?

  • Continua após a publicidade
    Publicidade