Esta mulher acaba de se tornar a pilota de avião comercial mais jovem da história

Por Pedro Henrique Tavares 28 set 2016, 19h22

Como você imagina o comandante de um avião comercial? Se você pensou em algum veterano de cabelo grisalho e pinta de brigadeiro, é melhor rever seus conceitos. No Reino Unido, a britânica Kate McWilliams, de 26 anos, dá as ordens na companhia aérea EasyJet e é uma das mais jovens do mundo na profissão.

+ Voo mais rápido do mundo vai durar oito minutos

Ao Guardian, ela contou que costuma ser indagada com frequência a respeito de sua idade, tanto pela tripulação quanto pelos passageiros. “As pessoas costumam ficar impressionadas”, revelou. Kate começou cedo, aos 13 anos. Aos 19, ela participou de um intenso treinamento na CTC Aviation, na cidade de Southampton. Em 2011, chegou a EasyJet e recente passou por um curso final para ser graduada como capitã.

Ela fica baseada no Aeroporto de Gatwick, em Londres, e pilota os Airbus A319 e A320 para mais de 100 destinos, entre eles Tel Aviv, em Israel, Marrakesh, no Marrocos, e Reykjavik, na Islândia.

Kate faz parte de um movimento em ascensão dentro da aviação: apenas 5% dos cargos de piloto são ocupados por mulheres. Segundo a EasyJet, no entanto, há um movimento para aumentar esse percentual para 12% dentro da empresa nos próximos dois anos.

Ela está na easyJet desde 2011 (Foto: Divulgação)

Ela está na easyJet desde 2011 (Foto: Divulgação)

+ Precisa de visto? Site mostra quais países exigem o documento

E a lista de jovens pilotos só aumenta. Recentemente, ela pilotou ao lado de Luke Elsworth, que recentemente tornou-se o piloto mais jovem do Reino Unido, com apenas 19 anos. Já nos Estados Unidos, o comandante Michael Crowley, de 24 anos, pilota um Boeing 737 na rota entre Miami e Cuba.

Continua após a publicidade
Publicidade