Cidade no interior do RS inaugura Cristo maior que o do Rio

Cristo Redentor em Encantado é cinco metros mais alto do que o carioca

Por Bruna Amorim
Atualizado em 7 abr 2025, 17h24 - Publicado em 7 abr 2025, 16h57
Cristo Protetor de Encantado (RS)
Envergadura dos braços do Cristo Protetor é de 39 metros (Prefeitura Municipal de Encantado/Reprodução)
Continua após publicidade

No domingo (6), a prefeitura de Encantado, no Rio Grande do Sul, inaugurou oficialmente o Cristo Protetor, sua versão de aço e concreto do Cristo Redentor. O município fica a 140 quilômetros de Porto Alegre.

O novo monumento possui 43,5 metros de altura, somando a estátua de 37,5 metros e o pedestal de 6 metros. A envergadura dos braços mede 39 metros de uma mão até a outra. A versão carioca é 5,5 metros mais baixa, totalizando 38 metros de estátua e pedestal.

A construção do Cristo Protetor gaúcho teve inicio em julho de 2019 com verbas de doações. A escultura, feita pelo cearense Markus Moura, foi finalizada em abril de 2022. O monumento foi aberto parcialmente e desde então recebeu 300 mil visitantes, um número bastante expressivo considerando a população da cidade de Encantado, que é de 22 mil habitantes.

A inauguração ocorrida no domingo (6), que teve presença de Eduardo Leite (PSDB), governador do estado, e o cardeal italiano Dom Silvano Maria Tomasi, delegado do papa Francisco, marcou a abertura do complexo como um todo, que além da escultura possui capela, velário, lojas, restaurantes e mirantes. Porém, ainda falta uma atração a ser aberta: parte icônica da construção é o coração aberto do Cristo, que no futuro será acessível por elevador.

Para o público geral, a visitação ao complexo acontece a partir de terça-feira (8). O monumento funcionará de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 30. Idosos e moradores da cidade pagam R$ 15 e crianças de até 12 anos não pagam. O estacionamento é gratuito.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Rio Grande do Sul

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade

 

Publicidade