Estátua do Cristo Protetor é finalizada em Encantado (RS)

Cinco metros mais alto do que o Cristo carioca, o monumento a cerca de duas horas de Porto Alegre já pode ser visitado

Por Caroline Dalla Vecchia Atualizado em 29 abr 2022, 08h35 - Publicado em 27 abr 2022, 17h11

Na última sexta-feira (22), o escultor cearense Markus Moura concluiu os últimos detalhes da estátua do Cristo Protetor, localizada no município de Encantado, a 145 quilômetros de Porto Alegre. No topo do Morro das Antenas, a mais de 400 metros acima do nível do mar, a nova imagem de 1.700 toneladas de Cristo foi feita em aço e concreto. São 43,5 metros de altura, somando a estátua de 37,5 metros e o pedestal de 6 metros, além dos 39 metros da envergadura dos braços.

As dimensões da atração chamam atenção pois superam as do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Tendo servido de inspiração para o novo Cristo gaúcho, a versão carioca é 5,5 metros mais baixa, totalizando 38 metros de estátua e pedestal. No ano passado, a comparação entre os monumentos chegou a ser assunto em uma troca de tweets entre os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Encantado, Jonas Calvi. Depois de algumas alfinetadas em que os dois comparavam a vista das cidades, ambos terminaram a sequência com um ar de brincadeira e convidaram os turistas para conhecer a cultura, a culinária e, é claro, o Cristo Protetor de Encantado.

A obra mostra uma grande estátua cinza claro do Cristo que possui um coração no meio do peito.
Na troca de tweets, os prefeitos compararam as vistas dos dois monumentos católicos. Enquanto o Cristo Redentor possui a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, o Cristo Protetor está de olho no Vale do Taquari. Crédito: Émerson Édson Rückert/Divulgação

A construção do novo Cristo começou em julho de 2019 e teve como principal fonte de verba as doações de empresários e da população. Apesar de a estátua ser o principal atrativo, o complexo ainda terá lojas, restaurantes e outros mirantes. No momento, o parque com vista para o Vale do Taquari ainda não está completamente pronto: falta completar a infraestrutura e o paisagismo ao redor do monumento, bem como os vidros e o elevador de acesso ao coração da estátua.

Mesmo que a inauguração oficial só esteja prevista para o segundo semestre, já é possível visitar o complexo da construção e ver o Cristo Protetor de perto. A visita guiada acontece aos sábados e domingos, das 9h às 17h, e custa R$ 20 (crianças de até 12 anos não pagam a entrada). Até agora, quase 53 mil pessoas já visitaram o monumento. 

Leia tudo sobre Rio Grande do Sul

Busque hospedagem em Encantado

Continua após a publicidade

Publicidade