130 anos da Torre Eiffel: comemorações e como visitar

As festividades vão incluir shows e um jogo interativo. Saiba todos os detalhes para visitar, sem tumulto, o mais famoso cartão-postal do mundo

Para comemorar o aniversário de 130 anos da inauguração da Torre Eiffel, Paris preparou um final de semana de celebrações no próprio monumento e em seu entorno. No sábado (30) e domingo (31), os visitantes poderão assistir aos shows de bandas e fanfarras no 1º e 2º andar da atração.

Vista da Torre Eiffel, Paris, França Os 2º e 3º andares da Torre permitem que se tenha uma das melhores vistas de Paris

Os 2º e 3º andares da Torre permitem que se tenha uma das melhores vistas de Paris (Flickr/Reprodução)

The Secret Dossier on the Eiffel Tower

No dia 30, sábado, será lançado um jogo em homenagem à história da construção da Torre Eiffel. Os autores do musical “La Tour de 300 Mètres”, que conta a história de Gustave Eiffel, dono da construtora que idealizou a Torre com o objetivo de mostrar o poderio de Paris em uma das Exposições Mundiais, criaram uma atividade interativa para comemorar o aniversário do ponto turístico.

Nela, os visitantes da atração têm que desvendar enigmas, que estarão espalhados pelo 1º andar e em seus jardins, para descobrir, ao final, o nome de um arquivo secreto.

Banner do musical La Tour de 300 Mètres Anúncio de divulgação do musical que conta a história da construção da Torre Eiffel

Anúncio de divulgação do musical que conta a história da construção da Torre Eiffel (La Tour de 300 Mètres/Facebook/Reprodução)

Cada etapa do jogo revela informações sobre a história da construção da Eiffel (que leva o sobrenome de seu idealizador). Para ambientar os fatos, atores do musical ficarão espalhados pelo local vestidos como na época da construção (iniciada em 1887) e darão pistas aos participantes. 

A atividade é grátis, tem versão em inglês e acontecerá até o final do ano, com o objetivo de disseminar informações sobre a história da atração e divulgar o musical, que fica em cartaz até 30 de junho no Théâtre des Mathurins.

COMO VISITAR

Cerca de 20 mil pessoas visitam o ponto turístico todos os dias, então é bem provável que você encontre uma multidão para subir na Torre. O recomendado é comprar o ingresso com antecedência mas, caso não seja possível, você pode se dirigir às bilheterias nos pés da construção. O problema, além da fila, é que os ingressos para subir até o 3º e último andar são limitados e costumam esgotar muito depressa.

1º andar

Se seu ingresso não incluir elevador, você deve subir os degraus até alcançar os 57 metros de altura do primeiro andar. Lá, ficam uma exposição sobre a vida de Gustave Eiffel, o famoso piso de vidro que permite fotos incríveis e o restaurante 58 Tour Eiffel.

1º andar da Torre Eiffel, Paris, França A 57 metros de altura, o piso de vidro do primeiro andar permite que o visitante tenha uma vista de todos os ângulos

A 57 metros de altura, o piso de vidro do primeiro andar permite que o visitante tenha uma vista de todos os ângulos (Site Oficial La Tour Eiffel/Divulgação)

2º andar

No segundo andar, a 114 metros do chão, o visitante pode aproveitar para visitar lojas de lembrancinhas, a lanchonete e aproveitar para ir ao banheiro. Do andar, já é possível ter uma visão clara de pontos importantes da cidade, como o Louvre, o Grand Palais, partes do rio Sena e a Catedral de Notre-Dame. O destaque do andar é o restaurante Jules Verne, estrelado pelo Guia Michelin, que atualmente está fechado para reforma, mas deve abrir ainda na primavera.

3º andar

No terceiro – e último – andar, localizado a 324 metros do chão, se tem a vista mais completa da cidade, que, dependendo da neblina, pode dar uma visão de até 60 km de raio de Paris. Além do observatório, que costuma ser bem frio no inverno e ficar bastante lotado, no topo da Torre fica o Bar de Champanhe, onde são servidos bebidas da região de Champagne, e uma réplica do escritório de Gustave Eiffel.

Réplica do escritório de Gustave Eiffel, topo da Torre Eiffel, Paris, França Dono de uma construtora, a Torre foi idealizada para mostrar o poder e a tecnologia de Paris em uma Exposição Universal, que aconteceu em 1889

Dono de uma construtora, a Torre foi idealizada para mostrar o poder e a tecnologia de Paris em uma Exposição Universal, que aconteceu em 1889 (Site Oficial da La Tour Eiffel/)

INGRESSOS

O recomendado é reservar os ingressos com antecedência pelo site oficial, já que as filas para comprar nas bilheterias da Torre podem demorar até 2h. Os preços variam conforme os andares que você pretende subir, veja:

Adultos (maiores de 24 anos)  Jovens (12 a 24 anos) Crianças (de 4 a 11 anos) Abaixo de 4 anos
Acesso ao 1º e 2º andar de elevador 16,30 8,10 4,10 Gratuito
Acesso ao 1º, 2º e 3º de elevador 25,50 12,70 6,40 Gratuito
Acesso ao 2º andar de escadas (*) 10,20 5,10 2,50 Gratuito
Acesso ao 2º andar de escadas e ao 3º andar de elevador (*) 19,40 9,70 4,90 Gratuito

(*) Tipo de ingresso vendido apenas nas bilheterias do local.

Outra opção é comprar pelo site Get Your Guide, que garante uma entrada sem enfrentar filas (funciona como uma espécie de “fura-filas”) e seu preço também varia conforme os andares que serão acessados. Para visitar todos os andares (do primeiro ao topo), o valor do ingresso é de 59,99 €.

CONTROLE ANTI-TERRORISMO

Desde os atentados de novembro de 2015 em Paris – quando cinco ataques aconteceram no mesmo dia em lugares diferentes da cidade, vitimando mais de 180 pessoas – a cidade tem adotado medidas para proteger seus moradores e turistas, principalmente em locais com grande concentração de gente.

Um vidro blindado contra tiros foi colocado em torno de toda Torre, visando proteger os visitantes

Um vidro blindado contra tiros foi colocado em torno de toda Torre, visando proteger os visitantes (Divulgação/Divulgação)

Na Torre Eiffel não foi diferente. Em 2017 começaram as obras de reforço da segurança da atração, e, na metade de 2018, foram finalizadas. Foi construído um muro de vidro blindado em todos os lados da Torre, protegendo contra tiros de bala, além de uma cerca aramada para evitar atropelamentos em massa.

Para os visitantes, nada se altera. Como de costume, bolsas são revistadas antes da entrada no edifício e todos têm que passar por detectores de metal.

QUANDO VISITAR

Um fato é: a Torre Eiffel sempre terá muita gente visitando, seja frio ou calor, dia ou noite. O monumento virou um símbolo global de viagens e requinte, além de representar a França como um todo, sendo reconhecido em praticamente qualquer lugar do mundo.

Torre Eiffel vista de longe com neve, Paris, França Reserve seu ingresso com antecedência para não ficar nas filas com frio (ou calor)

Reserve seu ingresso com antecedência para não ficar nas filas com frio (ou calor) (Flickr/Reprodução)

A alta temporada acontece entre os meses de junho a agosto e a baixa, entre os meses de setembro a maio. Para ter uma experiência completa da atração, é recomendado fazer a visita duas vezes: uma de noite e outra de dia. No escuro, a Torre presenteia a cidade com um show de luzes a cada hora cheia, das 19h às 22h, durando 5 minutos cada acender de LEDs.

É possível visitar a Torre todos os dias da semana. No inverno, ela fica aberta das 9h30 às 23h, e, no verão, das 9h às 0h.

Torre Eiffel iluminada com as cores da bandeira da França, Paris, França Após os atentados de 2017, a Torre ficou iluminada com as cores da bandeira da França, em homenagem às vítimas

Após os atentados de 2017, a Torre ficou iluminada com as cores da bandeira da França, em homenagem às vítimas (Flickr/Reprodução)

Busque hospedagem em Paris

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s