Quando ir para os Lençóis Maranhenses

Prepare-se para se encantar com um dos destinos mais estonteantes do Brasil

Por Lívia Aguiar | Edição: Ludmilla Balduino Atualizado em 6 dez 2021, 11h31 - Publicado em 10 fev 2016, 18h59

Nenhuma foto ou vídeo tira o impacto de estar no meio das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, mas as imagens acima dão um gostinho do que te espera no norte do Maranhão. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está em seu auge de maio a agosto – a partir de setembro as lagoas começam a secar e em novembro elas já costumam estar bastante vazias.

Na última semana de julho ocorre a Vaquejada, festa com vários shows folclóricos. É bacana de incluir no seu roteiro de viagem ao norte do Brasil se puder tirar férias na época. Agosto é o mês preferido dos gringos e as temperaturas podem ficar abaixo dos 15ºC, não deixe de empacotar um casaco.

Marque suas férias para o meio do ano e fique de olho nas promoções de passagens aéreas para São Luís do Maranhão. De lá, você viaja até o Parque para percorrer as dunas, refrescar-se nas lagoas, pernoitar em vilarejos de pescadores… É uma aventura inesquecível, mas que só deve ser encarada com o auxílio de guias e muita disposição!

Para entrar no parque, a opção mais procurada é Barreirinhas, onde ficam resorts, pousadas e agências que organizam passeios. É possível contratar passeios também a partir dos vilarejos de AtinsCaburé e Santo Amaro do Maranhão. Santo Amaro, o único povoado a oeste do Parque, é dos lugares menos explorados pelo turismo, com dunas ainda mais impressionantes e lagoas cristalinas que ainda não são visitadas por grupos numerosos de visitantes.

Continua após a publicidade

Dica: antes da viagem para os Lençóis Maranhenses, vale ligar para o ICMBio e confirmar se as chuvas foram suficientes para encher as lagoas.

Busque hospedagem nos Lençóis Maranhenses

Leia tudo sobre o Maranhão

 

Continua após a publicidade

Publicidade