Roteiro: a beleza superlativa dos Lençóis Maranhenses

A melhor época para visitar a região é entre maio e agosto, quando as lagoas estão cheias após as chuvas do início do ano

Por Ariene Leite Atualizado em 6 dez 2021, 11h30 - Publicado em 15 set 2017, 18h15

Por mais que fotos, folhetos de viagem, vídeos caseiros ou documentários profissionais sejam um preparo para o que se vai encontrar nos Lençóis Maranhenses, nada traduz ou transmite o verdadeiro impacto que é estar integrado – ou submerso – a essa imensidão de dunas e lagoas.

Situados no litoral oriental do Maranhão, os Lençóis Maranhenses são considerados um dos principais destinos de turismo da região. Lá, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981, abrange uma área de 155 mil hectares com dunas formadas pela força dos ventos, que constroem uma paisagem única e chamam a atenção dos turistas durante todo o ano.

COMO CHEGAR

De avião, o aeroporto mais próximo é o de São Luís, que recebe voos diretos de diversas regiões do país. Já para quem prefere ir de ônibus, a empresa de ônibus Cisne Branco faz o trajeto diário de São Luís para Barreirinhas. A empresa BRTur oferece vans diariamente para quem pretende conhecer a região, com a conveniência de buscar o cliente em São Luís e levá-lo até Barreirinhas. De carro, o viajante deve pegar a BR- 135, de São Luís até Bacabeira e seguir para a MA-402, conhecida como Translitorânia, cerca de 180 km.

QUANDO IR

O litoral do Maranhão possui duas estações específicas durante o ano: a chuvosa (durante os meses de fevereiro a maio) e a seca (de junho a janeiro). Antes de decidir quando ir para as dunas, o viajante deve ficar atento a estes períodos. Para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a melhor época é em entre maio e agosto, quando as lagoas já estão cheias e o clima está quente, o que é essencial para aproveitar a beleza das “piscinas”que se formaram. Desetembro a outubro as lagoas já começam a diminuir de tamanho e de profundidade. Ainda assim, o tempo continua propício para aproveitar os passeios a pé pela região.

PASSEIOS

Lençóis Maranhenses, Maranhão, Brasil
O Parque Nacional abrange uma área de 155 mil hectares. Crédito: Fábio Hanashiro/Unsplash

Boa parte das atrações ficam em Barreirinhas. De lá partem os passeios de 4×4 que vão até as lagoas formadas entre as dunas. Para quem procura uma experiência mais rústica (e menos turística), a região de Atins é a melhor opção. A vila de pescadores, localizada em uma das extremidades do parque nacional, é conhecida pelas belas paisagens, seu clima zen e suas casinhas simples construídas em meio coqueiros e buritis.

Também vale a pena conhecer a região de Caburé. O vilarejo é o ponto de parada dos passeios de quadriciclo e de barco pelo Rio Preguiças e é o destino perfeito para se conhecer num bate e volta. Já a região de Santo Amaro do Maranhão é considerada o paraíso escondido dos Lençóis Maranhenses por ter dunas ainda mais bonitas do que as de Barreirinhas. Além das lagoas, o município conta com diversas trilhas que para os amantes da natureza, são inesquecíveis.

Fora os passeios a pé nas dunas e os mergulhos nas lagoas, os Lençóis Maranhenses também são perfeitos para um passeio de barco. O Rio Preguiças, principal fluvial do município de Barreirinhas, é a melhor escolha para quem decide conhecer a região desta maneira. Nesta rota, é obrigatório dar uma paradinha em Caburé e no Farol das Preguiças, de onde é possível avistar o encontro entre o rio e o mar. Os receptivos São Paulo Ecoturismo e Santos Turismo oferecem diversos passeios pela região.

Para quem quer relaxar, o passeio de boia pelo Rio Cardosa é a melhor alternativa. Não é a toa que ela tem se tornado uma das mais procuradas na cidade: além de apreciar a paisagem natural os turistas podem desfrutar de uma passeio tranquilo pela região.

A agência de turismo Encantes do Nordeste, oferece passeios de boia pelo Rio Formiga, com acompanhamento do guia local e duração de 4 horas, a preço de R$80 por pessoa. Outras informações podem ser encontradas no site da pousada.

View this post on Instagram

A post shared by São Paulo Ecoturismo (@saopauloecoturismo)

ONDE FICAR

Pousada Encantes do Nordeste 

Localizado na região de Barreirinhas, o espaço de 15 mil metros quadrados possui 28 chalés, piscina e café da manhã servido a beira do Rio Preguiças. A pousada ainda oferece roteiros personalizados para os hóspedes, com transporte incluso para São Luís e para a Praia de Jericoacoara.

View this post on Instagram

A post shared by Pousada Encantes do Nordeste (@encantesdonordeste)

Porto Preguiças Resort

O resort, localizado na frente do Rio Preguiças, é um dos mais conhecidos de Barreirinhas. Possui duas piscinas, quartos com ar condicionado e Wi-Fi gratuito e um buffet de café da manhã no restaurante. A decoração é no estilo praiano, com redes na varanda e um jardim impecável.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Porto Preguiças Resort (@portopreguicasresort)

Pousada Jurará

A pousada, que um dia já foi casa de um pescador da região, é uma da opções para quem vai para Atins. Com um estilo rústico e sustentável, o espaço conta com sete suítes decoradas e uma ótima localização. Ao lado da pousada há o Sebastian Bar, onde as refeições (café da manhã e petiscos) são servidas.

View this post on Instagram

A post shared by Pousada Jurará (@pousadajurara)

ONDE COMER

O Bambu

Em Barreirinhas, a casa aposta nos pratos da culinária maranhense e de outras regiões. No cardápio você encontra diferentes tipos de pizzas, sushis e principalmente frutos do mar, que são a especialidade da casa.

View this post on Instagram

A post shared by Restaurante O Bambu (@restauranteobambu)

Restaurante Da Luzia

Antes mesmo de chegar em Atins você vai ouvir falar deste restaurante super conhecido da região dos Lençóis Maranhenses. Lá você encontra o melhor camarão do Maranhão, servido com diversos acompanhamentos e aperitivos típicos.

A Canoa

Localizado em Barreirinhas, o restaurante é um dos mais famosos da região. Além da decoração rústica e da vista para o Rio Preguiças, ele também é conhecido pela variedade de pratos de seu cardápio que vai desde carnes, peixes, aves, risotos e 20 tipos de pizzas – incluindo uma sabor de caranguejo.

View this post on Instagram

A post shared by A Canoa Restaurante (@acanoarest)

Busque hospedagem nos Lençóis Maranhenses

Leia tudo sobre o Maranhão

Continua após a publicidade

Publicidade