Como em qualquer cruzeiro do mundo, navegar pelo Caribe não permite nenhuma imersão, mas uma degustação das paradas, que costumam durar de cinco a nove horas – em geral, os navios ancoram de manhã e partem no fim do dia.
Se você sonha com um destino em especial, cheque o itinerário para ver se o tempo é suficiente para saciar sua vontade.
Os navios maiores só podem atracar em ilhas com infra para recebê-los – em geral, as mais urbanizadas. Se estiver pensando em pedacinhos perdidos à Robinson Crusoé, escolha barcos menores.
Portos e arredores costumam ter lojas duty-free e restaurantes, mas, para explorar de fato os lugares, você precisará comprar excursões a bordo ou em terra, alugar veículo, tomar táxi ou usar o transporte público, quando houver.
Qual é a melhor época para fazer cruzeiro no Caribe?
O clima nas ilhas não é uniforme em todo o Caribe, mas há algumas características comuns a se considerar:
⇒ Janeiro e fevereiro — A alta temporada está no ápice, e os cruzeiros enchem de gringos fugindo do frio. Há mais roteiros, mas as tarifas sobem e os portos lotam.
⇒ Março — O mês do Spring Break americano pode deixar os navios da Carnival e da Royal bem agitados (até demais pra quem não quer festar).
⇒ Abril — Último mês da alta estação.
⇒ Maio a novembro — É o longo período do ano com mais chances de chuva, embora igualmente quente.
⇒ Junho a novembro — Bem-vindo à “temporada de furacões”, no norte do Caribe. Nem sempre eles se formam, mas o risco existe e não são raras as tempestades nas áreas externas do navio e nas excursões em terra.
Para evitá-las, os barcos podem alterar o itinerário, o que significa não cumprir o roteiro que você comprou. A chance de encontrar tempo bom nessa época está no sul do Caribe (de quebra, mais perto do Brasil): Aruba, Bonaire, Curaçao, Barbados e Trinidad e Tobago.
⇒ Dezembro — Com o fim do risco de furacões e o início da estiagem, recomeça a alta temporada no Caribe.
Como voar até o Caribe para embarcar no navio de cruzeiro
Em voos diretos para o Caribe:
1. Porto Canaveral, Fort Lauderdale e Miami (EUA)
Base dos cruzeiros que saem de Porto Canaveral, Orlando (a 85 km) recebe voos da Azul (de Campinas e Recife), da Delta e da Latam (de SP). Fort Lauderdale é atendida pela Azul (de Campinas), mas a maioria das pessoas que embarcam no porto de lá fica em Miami (que também tem o seu porto, e não um qualquer: é o mais movimentado do mundo). Para Miami, voam a Latam (de SP, Rio, Belém Fortaleza e Recife) e a AA (SP, Rio, BH e Manaus).
2. Colón (Panamá)
Fica a 111 km da Cidade do Panamá, a capital das compras na América Central. A Copa voa direto de seis capitais do Brasil.
3. La Romana (República Dominicana)
Ótima opção pra quem quer fazer um cruzeiro e prolongar a estadia nos resorts de Punta Cana, a 77 km (e destino de voos diretos da Gol, de SP).
4. Fort de France (Martinica)
Até 11 de março, Gol e MSC mantêm um charter semanal de SP a Martinica, curtinho (5h40), combinado com um cruzeiro de 7 noites no MSC Poesia.
Voos com uma conexão para as ilhas caribenhas:
1. Nassau (Bahamas), San Juan (Porto Rico) e Montego Bay (Jamaica)
Estão a um voo da AA, com parada em Miami, de SP, Rio, BH e Manaus (Nassau e San Juan também a um voo da Copa, via Panamá).
2. Havana (Cuba)
Há cada vez mais cruzeiros saindo de Cuba (que, aliás, rende uma ótima esticada de viagem). Voam para lá a Avianca (via Bogotá), a Copa (via Panamá), a Aeroméxico (via Cidade do México) e a Latam (via Lima).
3. Cartagena (Colômbia)
Bela adição à viagem, a cidade histórica recebe voos da Avianca (via Bogotá) de SP, Rio e Fortaleza.
Precisa de visto para o Caribe?
Só para cruzeiros que começam nos EUA ou que passem por seus territórios (Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas). Para Cuba, a aérea ou a empresa de cruzeiros fornece a tarjeta.
Que ilhas do Caribe exigem certificado de vacinação contra febre amarela?
Exigem o certificado: Bahamas, Barbados, Belize, Bonaire, Curaçao, Granada, Guadalupe, Jamaica, S. Lúcia, St. Martin/Maarten. A vacina contra a febre amarela deve ser tomada, pelo menos, 10 dias antes da viagem, saiba mais neste link.
Assista um vídeo que mostra alguns navios que navegam pelo Caribe: