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Europa amplia a malha de trens noturnos pelo continente

A modalidade do trem noturno estava quase esquecida, mas voltou com tudo; conheça as rotas, vantagens e desvantagens

Por Malu Jansen
Atualizado em 28 mar 2024, 08h19 - Publicado em 23 mar 2024, 10h00
Trem Nightjet, Europa
 (Nightjet/Divulgação)
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Os sleeper trains voltaram com força na Europa. A modalidade de transporte que estava quase extinta no continente está com cada vez mais rotas entre diferentes países. A demanda por viagens e deslocamentos mais sustentáveis, assim como a possibilidade de não “perder” um dia de viagem e assim emendar um destino no outro (o que nem sempre é uma boa ideia, diga-se), são algumas das razões para a “renascença” dos trens noturnos na Europa

Há companhias especializadas apenas em viagens à noite, com diferentes tipos de compartimentos: cabines com semi-leitos, camas, quartos individuais, e até categorias mais luxuosas – com mimos como refeição e banheiros privativos com chuveiro. 

No site da Back On Track, uma iniciativa que incentiva o aumento das rotas dos trens noturnos, há um mapa atualizado com todos os percursos e como eles funcionam – há trechos que acontecem todos os dias, em alguns dias por semana ou até mesmo de forma sazonal, como na alta temporada. Você confere a seguir um guia com as principais companhias de trens noturnos pela Europa e quais as vantagens e desvantagens de embarcar nessa: 

Por que viajar nos sleeper trains? 

Com as mudanças climáticas em pauta após a pandemia, a demanda por viagens mais sustentáveis aumentou consideravelmente na Europa. Nesse sentido, os sleeper trains são uma alternativa com uma pegada de carbono muito menor do que a dos voos. Além disso, eliminam o tempo de antecedência até o aeroporto, a espera e a possibilidade de ter que pousar em uma cidade distante do destino que se quer alcançar. No caso de trens, basta chegar meia hora antes da partida e as estações costumam estar localizadas no Centro das cidades.

Em geral, são três categorias de acomodações: as camas individuais, as couchettes, que são espécies de quartos com beliches divididos com outros viajantes, e os assentos tradicionais.  

Existe também a tese de que viajar durante a noite significa economizar uma diária de hotel. Em um mundo em que o início das diárias em hospedagens se dá a partir das 14h (às vezes 15h), vale ponderar se vale mesmo a pena. Avalie se você é “bom de cama” a ponto de dormir em um comboio em movimento. Em suma, não leve em conta apenas o fator economia, que na ponta do lápis pode não ser muita. O que vale a pena: para brasileiros o trem pode não ser apenas um meio de transporte, mas um programa em si.

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Principais companhias  

O mapa de rotas de sleeper trains está passando por uma expansão na Europa. O aumento da demanda fez com que as empresas ferroviárias aumentassem a quantidade de trens noturnos em circulação – e, em alguns casos, até fundando empresas exclusivamente voltadas para a demanda de sleeper trains. Conheça algumas

Nightjet

A principal companhia de sleeper trains na Europa é austríaca: a Nightjet, do grupo ÖBB, possui 21 rotas por 8 países – e mais 10 rotas por países do leste europeu por meio de companhias parceiras, pelo chamado EuroNight. São três categorias de serviço: cabines individuais com cama, mini cabines ou couchettes e semi leitos. 

A empresa conecta as principais cidades da Áustria, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça e República Tcheca. Confira todas as rotas realizadas pela empresa aqui. Os preços das passagens variam de acordo com a data e podem ser comprados no site

European Sleeper 

A belga-holandesa European Sleeper conecta sete cidades em quatro países: Bruxelas e Antuérpia, na Bélgica, Roterdã e Amsterdã, na Holanda, Berlim e Dresden, na Alemanha, e Praga, na República Checa. As rotas são divididas em duas temporadas: de inverno e de verão (a temporada de verão começou em 25 de março). 

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A última novidade da empresa é a expansão da rota entre Bruxelas, Amsterdã e Berlim, que agora será estendida até Praga, na República Tcheca. A rota foi implementada em março e o trecho de Bruxelas a Praga custa entre € 69 e € 179. 

Caledonian Sleeper 

A escocesa Caledonian Sleeper conecta os diferentes países do Reino Unido partindo de Londres: são cinco rotas, com paradas ao longo do caminho, para Glasgow, Edimburgo, Inverness, Aberdeen e Fort William. 

O diferencial da companhia é o conforto e charme extra: as cabines são mais confortáveis e luxuosas, e a empresa promete “serviço de hotel” para as categorias premium. 

A mais alta delas é uma suíte privada para duas pessoas, que tem café da manhã, banheiro com chuveiro, serviço de quarto e Wi-Fi. Na mesma categoria há cabines com beliche, que também incluem café da manhã e banheiro privativo. Nas demais categorias, que são quarto comum e assentos tradicionais, a alimentação é cobrada à parte e as cabines são divididas com outros passageiros.

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Na viagem entre Londres e Glasgow, a suíte com cama de casal custa £ 360, a suíte com beliche custa £305, o quarto comum £ 250 e, os assentos tradicionais, £ 50.  

Caledonian Sleeper
Suíte para casal, com banheiro privativo, nos trens da Caledonian Sleeper (Caledonian Sleeper/Divulgação)

Intercités

A low-cost francesa Intercités oferece oito linhas noturnas, com paradas, partindo de Paris: para Toulouse, Rodez, Latour-de-Carol, Cérbero, Tarbes, Briançon, Nice e Aurillac. São três categorias: os assentos tradicionais e as camas de primeira classe (que tem café da manhã incluso) e segunda classe. 

Um diferencial da companhia é para mulheres que estão viajando sozinhas: há compartimentos exclusivos para que elas se sintam mais à vontade para dormir durante a viagem. Além disso, é possível reservar as refeições com antecedência e solicitar que alguém lhe acorde no horário que desejar.

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Os preços das passagens variam de acordo com as datas, e podem ser comprados no site.

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