Quem já se vacinou contra a Covid-19, seja com uma ou duas doses, pode obter o comprovante de imunização digital através da plataforma Conecte SUS (disponível na web ou em aplicativo para iOS e Android). Por meio da ferramenta, o usuário consulta o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que cada dose foi administrada.
O certificado de vacinação tende a ganhar cada vez mais relevância à medida que estados e municípios anunciam a flexibilizações de horários e reaberturas de museus. No Rio de Janeiro, por exemplo, já é necessário comprovar a vacinação através do Conecte SUS para entrar em certos estabelecimentos.
A médio e longo prazo, o recurso também pode ser útil para quem planeja viajar a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação, como é o caso da França e da Suíça (existe a opção de emitir o comprovante em inglês e espanhol).
Porém, essas não são as únicas funções do Conecte SUS, que desde agosto de 2020 também disponibiliza o histórico de exames, consultas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e serve como uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde, o bom e velho “Cartão do SUS”.
O acesso à plataforma é feito através da sua conta no gov.br, a plataforma do Governo Federal que facilita a identificação do cidadão em todos os serviços públicos digitais. Já funciona assim há um tempo com a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo.
Veja, a seguir, o passo a passo para criar uma conta no sistema do governo e obter o certificado digital de vacinação contra a Covid-19:
Etapa 1- Criar uma conta no gov.br
1- Clique nesse link e selecione “Iniciar”.
2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique nele e então escolha entre uma das opções de cadastro (a mais simples é através do CPF).
3- Depois de preencher os dados solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Copie e cole-o no local indicado da página.
4 – Feita essa confirmação, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Depois disso, o cadastro no gov.br estará completo.
Etapa 2 – Obter o certificado de vacinação digital
1 – Baixe o aplicativo Conecte SUS em seu smartphone ou acesse esse link.
2 – No bloco azul intitulado “Cidadão”, clique em “Acessar” e depois em “Entrar com gov.br”. Ali você deverá digitar o CPF e a senha criada para o sistema do governo.
3 – Você será automaticamente levado para a página inicial do Conecte SUS. Clicando no ícone “Vacinas”, você verá as informações sobre qual tipo de imunizante recebeu, o número de doses aplicadas, o lote e o local de vacinação.
4 – Na parte inferior da página você encontrará também o botão “Carteira de Vacinação Digital”.
5 – Clique nele e automaticamente será gerado um documento com as informações do cidadão e das vacinas aplicadas, além de um QR Code que poderá ser utilizado pelas autoridades competentes para validar o documento.
6 – Na parte superior da página, clique na opção “PDF”. Será feito o download do certificado para o telefone ou computador do usuário. Ele é válido por um ano em todo território nacional. Para quem já tomou duas doses do imunizante, ou a dose única da Jansen, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. A opção está na parte de cima, com as bandeiras dos três países, ao lado do botão para gerar o PDF. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas.
Importante
O Ministério da Saúde afirma que o comprovante da vacina contra a Covid-19 deve estar disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da aplicação. Caso isso não aconteça, a orientação é procurar o local de vacinação ou a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar o envio das informações para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Também é importante destacar que alguns usuários detectaram problemas nas informações que constam no certificado, como erro nas datas de aplicação das doses ou na tradução para outros idiomas. Por isso, é importante conferir as informações e, caso encontrar alguma divergência, contatar o suporte clicando em “Fale com o Conecte SUS”.
Por fim, vale dizer que o certificado não possui validade internacional: fica a critério de cada nação estrangeira decidir se aceitará ou não o documento brasileiro. Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda sempre consultar as informações mais atualizadas junto à embaixada do país de destino.