Guia de viagens póstumo de Anthony Bourdain é lançado

Escrito em parceria com Laurie Woolever, sua assistente de longa data, livro reúne dicas sobre o que fazer, comer e muitas vezes o que evitar em 43 países

Por Bruno Chaise Atualizado em 22 abr 2021, 13h39 - Publicado em 20 abr 2021, 17h56
World Travel/Reprodução

O segredo de Anthony Bourdain para viajar é estar preparado para o improviso.  Afinal, nada inesperado vai acontecer se você tiver um itinerário em Paris preenchido pelo Louvre e pela Torre Eiffel. Essa e outras reflexões sobre viagens do mundialmente conhecido chef e apresentador de TV agora podem ser encontradas no seu guia póstumo recém lançado, World Travel: An Irreverent Guide, ainda sem tradução em português. 

O livro é um apanhado do mundo, visto pelos olhos de Bourdain, com suas recomendações de restaurantes, hotéis e outras atrações em 43 países. A obra tem a coautoria da assistente e amiga de longa data, Laurie Woolever, que acrescenta as informações sobre aeroportos e custos de transporte em cada cidade. O resultado são 480 páginas sobre o que fazer, onde comer e, muitas vezes, o que evitar. 

Isso não significa que o leitor encontrará apenas locais garimpados e escondidos, algumas escolhas podem ser classificadas como óbvias e presentes em outros vários guias por aí. O que o leitor vai encontrar são as reflexões de Bourdain e um estímulo para que se vá além dos lugares que se chega no piloto automático ou que figuram como número um das listas do TripAdvisor. 

  • Bourdain foi encontrado morto em um quarto de hotel em Estrasburgo, na França, na manhã de 8 de junho de 2018. Um ano antes ele havia tido uma ideia para um livro, mas estava sem tempo para escrever. O que ele fez foi se reunir uma única vez com Laurie Woolever e nesta conversa mapeou os lugares pelos quais ele nutria uma relação específica e que valia a pena incluir no livro. Bourdain escreveria o guia em alguma das suas folgas, o que nunca aconteceu.

    O chef se tornou conhecido do público no início dos anos 2000 com o lançamento do livro Cozinha Confidencial, onde narra os bastidores de grandes restaurantes sem poupar detalhes, muitas vezes sórdidos. O jeito irreverente e o vozeirão o levaram para televisão, sempre à frente de programas que misturavam viagem e gastronomia, entre eles Parts Unknown, da CNN, que tem episódios disponíveis no Youtube. 

    Previsto inicialmente para 2020, World Travel: An Irreverent Guide conta também com depoimentos de familiares e amigos. O guia é uma última oportunidade de saber os gostos e as ideias de um sujeito que partiu cedo demais, mas cujo legado foi ensinar que viagens não são sempre bonitas, não são sempre confortáveis e que tudo bem. “Eu penso que deixar que um feliz acidente aconteça é o que falta em vários itinerários de viagem.” Falou e disse.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade