Continua após publicidade

Destinos para apreciar as folhas coloridas do outono

O outono no Hemisfério Norte chegou e com ele o fall foliage, fenômeno anual em que as folhas das árvores ganham tons de amarelo e vermelho surreais

Por Giovanna Simonetti
Atualizado em 25 set 2023, 12h43 - Publicado em 25 set 2020, 10h07

Cada estação do ano tem um protagonista. As flores são as estrelas da primavera, o Sol a pino é a maior cobiça do verão. No outono, por outro lado, a protagonista são as folhas. É nesse período do ano que elas começam a mudar de cor, em uma bela progressão do verde para o marrom, até que caiam das árvores. O pico desse processo é quando elas se tornam vermelhas, fenômeno que recebe o nome de fall foliage. No Hemisfério Norte, esse momento é o mais aguardado da estação – e não faltam lugares no mundo para admirar o cenário multicolorido! Confira na lista abaixo sugestões de destinos para apreciar o outono e sua imensidão de tons vermelhos e amarelos. 

Estados Unidos

Os americanos são grandes fãs do fall foliage. Não é à toa que exista um site com a previsão do evento por todo o território estadunidense e o estado das folhas em cada semana do outono – indo do verde, à variações do amarelo e vermelho, até atingir o marrom. As datas não são idênticas todos os anos, mas normalmente as cores começam a mudar no meio de setembro. No início de outubro elas ganham tonalidades mais quentes e ficam secas em meados do mesmo mês.

Fall Foliage Estados Unidos
Previsão para a fall foliage nos Estados Unidos em 2019 (Smoky Mountains/Reprodução)

O nordeste dos Estados Unidos é o principal núcleo do fenômeno. O estado de Nova York e a região da Nova Inglaterra (que reúne os estados de Vermont, Connecticut e New Hampshire), por exemplo, são clássicos absolutos quando o assunto é outono e atraem grande número de viajantes nessa época do ano. São diversas opções de parques, cidades e estradas para visitar em território estadunidense –  que podem ser combinadas à vontade, montando roteiros incríveis onde a natureza é o destaque. 

Nova York

Na cidade de Nova York, o icônico Central Park fica repleto de carvalhos, olmos e árvores de maple com folhas coloridas. Outra opção é o Brooklyn Botanical Garden, com grande variedade de plantas e flores. O lugar tem um lago japonês, com árvores de mais de 6 metros de altura e folhas vermelhas e roxas.

Central Park no outono
O Central Park e seus muitos muitos tons de vermelho no outono (espiegle/iStock)

Um pouco mais afastada, no norte do estado, está as Catskills, região montanhosa que é ideal para quem quer um descanso na natureza. O caminho até lá, por si só, já é um grande motivo para a viagem, com várias estradas cênicas. A área reúne muitas árvores, cachoeiras e trilhas – além de espaço para atividades esportivas, como tirolesa, mountain bike, canoagem e caiaque. Você também pode acampar por ali e aproveitar para conhecer as pequenas vilas e cidades históricas ao redor, que têm festivais de outono e feiras de artesanato.

Região de Catskills, Nova York, Estados Unidos
Região de Catskills, no estado de Nova York (VisitTheCatskills.com/Reprodução)
Continua após a publicidade

Vermont

A cidade de Stowe é conhecida como destino de esqui, mas não perde nada do seu charme no outono. Nessa época do ano, o lugar ganha cores vibrantes e o melhor jeito de curtir a vida interiorana é experienciar a natureza: além do visual deslumbrante das florestas, é possível fazer caminhadas, andar a cavalo ou praticar mountain bike.

Cidade de Stowe, Vermont, Estados Unidos
A igreja e as folhas de outono de Stowe, em Vermont (pdbreen/Flickr)

Chegar – ou ir embora – de Stowe também é uma experiência e tanto. No caminho, entre ela e a cidade de Waterbury, está a Green Mountain Byway. O trecho da rodovia VT Route 100 é uma estrada cênica, que passa por florestas e parques estaduais da área e tem vistas incríveis das montanhas. 

Arkansas

A Ozark National Forest é uma floresta nacional de 485 mil hectares, na região dos Ozarks – uma imensa cadeia montanhosa americana. A reserva tem muitos lagos, rios e parques, além de uma caverna subterrânea e, claro, milhares de árvores com tons de amarelo, laranja e vermelho. O cenário perfeito para muitas fotos.

Ozark National Forest, Arkansas, Estados Unidos
Ozark National Forest, no Arkansas (Nan Fry/Flickr)

Oregon

O desfiladeiro do rio Columbia, o Columbia River Gorge, é o maior espaço cênico natural da América – e a melhor época para visitá-lo é o outono. O desfiladeiro tem mais de 50 cachoeiras e cascatas, rios onde é possível praticar rafting e caiaque, além de penhascos e florestas de pinheiros e árvores de maple. Entre Washington e Oregon, o local fica em uma região de vinhos e cervejas artesanais.

Continua após a publicidade
Columbia river Gorge, Oregon, Estados Unidos
Columbia river Gorge, em Oregon, no outono (Jay Huang/Flickr)

Alasca

Essa opção é para quem quer ser ousado e procura um destino mais exótico. O afastado estado americano é conhecido, além das temperaturas congelantes, por suas belezas naturais. No Denali National Park não seria diferente: a vegetação colorida de tundra, a vida selvagem e as montanhas nevadas ao fundo compõem uma baita paisagem. Com mais de 200 espécies de animais, o outono é uma boa época para visitar o parque porque é mais fácil de avistar os alces, renas e ursos. Sem contar que o lugar é propício para observar a Aurora Boreal – ou seja, são duas viagens em uma.

Denali national park, Alasca
O Denali National Park, no Alasca, é uma opção diferente para visitar no outono (NPS Photo / Tim Rains/Reprodução)

Canadá

O próprio símbolo do Canadá, presente em sua bandeira, é a folha de maple. São principalmente as folhas dessa espécie que ganham tonalidades vibrantes no outono e não é à toa que esse é um período incrível para visitar o país. 

O Parque Nacional de Banff, em Alberta, é um sucesso no verão por suas trilhas e no inverno pela Aurora Boreal, mas essas também são as épocas em que o parque está mais cheio. Mas calma! Se você não está a fim de suportar muito calor, nem muito frio, e uma multidão de gente, o outono é uma ótima opção para apreciar os rios de cor azul absurda, os picos nevados, os glaciares, as fontes termais e as trilhas – e ainda ganha de bônus estradas coloridas!

Continua após a publicidade
Parque Nacional de Banff, Alberta, Canadá
Parque Nacional de Banff, no Canadá (Nick Fitzhardinge/Getty Images)

Na província de Ontário, dois parques se destacam: o Killarney e o Algoquin Park. O primeiro é rodeado por vida selvagem, como ursos e alces, árvores de maple e trilhas de caminhada. Já o Algoquin tem cerca de 7 mil quilômetros quadrados, uma densa floresta e vários rios e lagos, onde é possível caminhar e fazer passeios de barco. 

Para quem não quer ficar apenas na natureza, os centros urbanos do Canadá também ficam lindos no outono. Essa é a época perfeita para visitar Montreal, quando a cidade atinge seu charme máximo com tapetes de folhas de maple no chão. Os melhores parques para apreciar a estação são o Parc Jean-Drapeau, o La Fontaine Park e o Mont-Royal.

Montreal, Canadá
Outono é a época perfeita para visitar Montreal (Artur Staszewski/Flickr)

Já quem quer se aprofundar na natureza canadense e ver o máximo de belezas naturais possível, o passeio de trem The Canadian, da VIA Rail, dá um ótimo panorama do país. 

Continua após a publicidade

Ele sai de Toronto e atravessa o território até chegar a outro ponta, em Vancouver – passando por lugares modernos a pitorescos do Canadá. São 4.400 quilômetros em quatro dias, com vista para florestas, montanhas, lagos e animais. E que ganha um charme extra no outono. 

Portugal

Eis um lugar que não vem à mente imediatamente quando se fala de outono, mas não perde em nada para outros. O Vale do Rio do Douro, região famosa de Portugal por seus vinhedos, ganha um novo visual na estação – e tem um diferencial: ao invés de árvores de maple, olmos ou  nogueiras, as folhas que mudam de cor são de parreiras!

Vinhedo à beira do Rio Douro, em Portugal
Vinhedo à beira do Rio Douro, em Portugal (Ogphoto/Getty Images)

O cenário fica longe do tradicional, e árvores enfileiradas e espaçadas entre si tomam o lugar das florestas densas. 

Aproveite para fazer passeios de barco ou cruzeiros fluviais pelo Rio Douro, passeios pelas estradas cheias de cor e caminhadas pelos vinhedos. Tudo isso sem se esquecer de aproveitar um bom vinho. 

Continua após a publicidade

Japão

Não só de cerejeiras vêm a fama do Japão. Nos meses do outono em Kyoto, as tradicionais flores da árvore dão lugar às folhas coloridas de maple. Só que diferente de outros destinos dessa lista, a foliage acontece mais tardiamente, atingindo seu pico em meados de novembro. E as folhas são mais avermelhadas do que nunca.

A imagem mostra um parque onde há um lago e árvores de maple com folhas extremamente vermelhas
Nenhum outono é tão vermelho quanto o de Kyoto, no Japão (Adam Derewecki/Pixabay)

A cidade na ilha de Honshu tem diversos locais para apreciar o fenômeno, desde templos a montanhas. Entre os templos, os de Ginkaku-ji, Kiyomizu-dera, Daigo-ji e Tofuku-ji reúnem as mais bonitas paisagens de outono. O Kyoto Botanical Garden, o mais antigo jardim botânico do Japão, tem mais de 12 mil espécies de plantas e fica especial na estação, com trilhas inteiras cheias de árvores de maple. 

Kyoto, Japão
Templo de Tofuku-ji no outono é um dos mais bonitos de Kyoto (foooomio/Flickr)

A uma hora de distância, a vila montanhosa de Takao também fica com um visual dos sonhos.

Alemanha

Visitar a região da Baviera entre os meses de setembro é uma ótima ideia. O calor infernal do verão europeu (e as hordas de turistas) já passou e as temperaturas baixas ainda não começaram. É uma época de clima ameno, menos gente e paisagens charmosas e românticas. 

A Floresta Negra, com pinheiros escuros e vegetação densa, é ideal para caminhadas e passeios a casal. Ao redor estão vilarejos pitorescos, montanhas e vales, em um verdadeiro cenário de conto de fadas.

A imagem mostra um castelo romântico sobre as montanhas. Ao seu redor, as folhas atingem tons de vermelho, laranja e amarelo.
Seria o Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, ainda mais romântico no outono?  (Roberto Moiola/Getty Images)

Se a vibe for casal, fazer a Rota Romântica nessa época também é altamente recomendado. Por ela, a Francônia, na parte norte da Baviera, se destaca por seus castelos, rios bem azuis e florestas densas de tons vermelhos, laranjas e amarelos. 

E se agito é o que você precisa, não se preocupe. Quem é fã de cerveja pode encontrar sua tribo na Oktoberfest, em Munique, no mês de outubro.

Islândia

Já conhecida por suas belezas naturais de outro mundo, a Islândia ganha ainda mais charme no outono. Além das fontes termais, dos vulcões e cachoeiras, você pode apreciar as cores da estação em paisagens impressionantes – e bem diferentes de tudo desta lista.

As cachoeiras Hraunfossar reúnem diversas quedas d’água, chamadas de cachoeiras de lava por estarem em um antigo campo de lava. Com águas turquesas, o local é considerado uma das mais bonitos do país e, no período do outono, as árvores ao redor ficam cheias de cor. 

Cachoeiras Hraunfossar no outono, Islândia
As cachoeiras Hraunfossar já são uma paisagem única na Islândia – no outono então…  (Elya Martseva/Getty Images)

Já o Husafell é um lugar ao oeste do país, em uma área mais inabitada, com bosques densos, cachoeiras, glaciares, lagos e formações de lava. Ele é uma fazenda, mas muitos o consideram um oásis, já que muitos islandeses vão ao local para relaxar. 

Croácia

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, o primeiro parque nacional da Croácia, tem mais de 20 mil hectares de floresta densa, várias espécies de animais e lagos (obviamente). São 16 lagos, de variados tamanhos, com uma coloração absurda de azul, que vai desde o esmeralda ao turquesa. Existe ainda cachoeiras e trilhas.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Croácia, no outono
No outono, no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, o contraste entre as cores quentes e o azul dos lagos é surreal (Janoka82/Getty Images)

O local fica especialmente lotado no verão, e por isso o período do outono é uma boa opção para quem quer uma viagem mais tranquila. Na estação, o entorno dos lagos fica todo avermelhado, em um contraste deslumbrante com os tons de azul da água. 

O parque é acessível por um bate-e-volta de Zagreb, Zadar e Split.  

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade