Imagem Blog Vem pra Nova York Rogéria Vianna é publicitária e vive em Manhattan há mais de 10 anos, onde faz produção executiva para programas de TV como o "Entre Mundos com Pedro Andrade", na CNN. Aqui ela não vai poupar sola de sapato nem MetroCard para provar que Nova York é muito mais do que a Times Square
Continua após publicidade

O que fazer em Nova York com crianças

Lojas, restaurantes, parques, museus e musicais que provam que a metrópole mais agitada do mundo é, sim, kids friendly

Por Rogéria Vianna
Atualizado em 8 nov 2023, 10h26 - Publicado em 8 nov 2023, 10h01
Domino Park, Nova York, Estados Unidos
A criançada vai à loucura com o playground do Domino Park, em Williamsburg (//Divulgação)
Continua após publicidade

Há quem diga que Nova York não é para crianças — e por isso decida deixar as crianças com a vó ou então trocar o destino por Orlando. Eu discordo. Minha própria irmã relutou por bastante tempo até trazer minha sobrinha Laura para me visitar quando ela tinha seis anos. E quer saber? Ela amou.

E não pense que Laura se apaixonou pela cidade por causa da loja de brinquedos ou da foca do zoológico. Até hoje, toda vez que pergunto o que ela mais gostou aqui, a resposta é: “eu amei o Brooklyn!”. É, não se fazem mais crianças como antigamente. Por isso, não subestime a capacidade do seu filhote em apreciar essa grande metrópole.

A Big Apple tem o poder de encantar as crianças, por um motivo ou por outro. Todas as que eu conheço, sejam da família ou filhos de amigos que moram no Brasil, sempre me perguntam com enorme euforia: “Tia Rô, é verdade que você mora em Nova York?”.

Essa admiração não é porque me acham bem-sucedida, mulher cosmopolita, colunista da VT, nada disso, como entrega a pergunta que vem na sequência: “você já encontrou o Homem-Aranha lá?”. Ou seja, não importa o que fiz nesses meus dez anos aqui: todos eles me acham incrível porque eu sou vizinha do Peter Parker.

A conclusão é que Nova York pode não ter os atrativos da Flórida, com seus parques incríveis e todo aquele universo fantástico, mas ainda assim tem atrações que vão fazer a alegria dos viajantes mirins. Veja algumas delas a seguir:

Times Square

A lista não poderia começar em outro lugar senão a Times Square. Prepare-se para ver os pequenos olhinhos brilhando diante daquele mundo de luzes ao seu redor. É tanta informação que eles podem precisar de um tempo para processar, mas são grandes as chances de se encantarem com os painéis eletrônicos, a escadaria vermelha da TKTS, a bola do Réveillon e até aqueles personagens meio fajutos que tiram fotos com as pessoas no meio da rua (se decidir fazer uma selfie, esteja ciente que precisa dar gorjeta depois).

Continua após a publicidade

Ali ao redor vocês também vão encontrar a loja da Hershey’s, cheia de chocolates e produtos como roupas, brinquedos e acessórios. Tem até um bar de s’more, que prepara na hora o “sanduíche” de bolacha, chocolate e marshmallow.

View this post on Instagram

A post shared by Retail Design Institute: NY (@rdinyc)

Não muito longe dali fica a M&M Store, uma enorme loja de dois andares com tudo o que você possa imaginar com a temática dos confeitos mais famosos do mundo. Inclusive eles mesmos, que podem ser comprados a granel na mistura de tipos e cores que você desejar. Prepare o bolso, pois uma porção aparentemente inofensiva pode sair uma pequena fortuna.

Bem do outro lado da rua está a loja aberta 24 horas por dia da Krispy Kreme, uma das mais antigas e tradicionais marcas de donuts dos Estados Unidos (já falei sobre a rede nesse post sobre comidas icônicas de Nova York).

Continua após a publicidade

Nessa grande loja, os visitantes podem acompanhar todo o processo de fabricação das rosquinhas, desde a fritura até o banho de cobertura. As crianças ficam fascinadas e ainda ganham chapéus de papel iguais aos dos funcionários. 

View this post on Instagram

A post shared by WindowsWear (@windowswear)

E como tudo acontece na Times Square, por ali você ainda vai encontrar uma enorme loja da Disney com toda a sua infinidade de produtos e personagens; a Pelé Store, que agrada às crianças que gostam de futebol; o museu de cera Madame Tussauds, com os clones de celebridades; e a loja da Line Friends e seus bichinhos fofíssimos. Do outro lado está o Rise NY, uma exibição que conta a história da cidade e tem um simulador emocionante no final.

Para comer, não faltam opções na região que agradam o paladar infantil: o infalível Hard Rock, com sua coleção de objetos dos famosos da música e clima de baladinha liberada para menores; o Bubba Gump, que ganhou fama no filme Forrest Gump; e, a algumas quadras dali, o Ellen’s Stardust, onde os garçons também são atores/cantores e passam a noite presenteando a audiência com mini shows super animados.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Hard Rock Cafe New York (@hardrocknewyork)

Central Park

O Central Park é uma delícia, com suas árvores, gramados e um monte de esquilos que passam para lá e para cá em busca de comida — as crianças adoram as versões reais do Tico e Teco.

Na porção leste do parque fica a grandiosa estátua em bronze de Alice no País das Maravilhas, que os pequenos costumam escalar, e o Conservatory Water, lago artificial onde crianças e adultos se reúnem para brincar com barcos de controle remoto (eles podem ser alugados no local).

View this post on Instagram

A post shared by Central Park (@centralparknyc)

Continua após a publicidade

Na parte mais central, você vai encontrar Central Park Carousel, que está em funcionamento desde 1908 e no passado era movido por animais de verdade.

View this post on Instagram

A post shared by Kelly Gannon | AZ + Wanderlust (@thegannonedit)

Um pouco mais ao sul fica o Wollman Rink, que durante o inverno tem uma das pistas de patinação no gelo mais agitadas da temporada (falei sobre outros rinques aqui) e no verão vira uma porção de quadras de pickleball.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by New York City 🔹 (@mingomatic)

Para encerrar a visita ao parque com chave de ouro, não pode faltar o Central Park Zoo. Ele tem cerca de 20 mil metros quadrados com mais de 130 diferentes espécies do mundo todo, uma fazendinha onde as crianças podem brincar e alimentar os animais e o show do Relógio Musical George Delacorte, decorado com esculturas em bronze de animais que a cada meia hora entram em movimento ao som da música (veja na foto abaixo).

View this post on Instagram

A post shared by Central Park Zoo (@centralparkzoo)

+ Confira outros pontos imperdíveis do Central Park

Museus

Quem disse que criança não gosta de museu? Basta selecionar as áreas que sejam interessantes para elas. No Metropolitan Museum, eles podem curtir, por exemplo, a ala das armaduras ou a ala egípcia, que tem um legítimo templo do século I a.C.

Já o Museum de História Natural deve estar na lista de todo pequeno viajante, pois é atraente do início ao fim. Você pode inclusive fazer a preparação para essa visita assistindo ao filme Uma Noite no Museu, que foi rodado lá.

View this post on Instagram

A post shared by American Museum of Natural History (@amnh)

Já o MoMath – National Museum of Mathematics é cheio de instalações interessantes que divertem e ensinam.

View this post on Instagram

A post shared by National Museum of Mathematics (@momath1)

Outros museus, no conceito mais livre da palavra, são o Museum of Ice Cream, com a história do sorvete, ambientes criativos e degustação à vontade, e o Museum of Illusions, cujas instalações iludem e pregam peças nos visitantes.

View this post on Instagram

A post shared by Museum of Illusions New York (@moi_newyork)

Outra atração no mesmo estilo é a Color Factory, uma exposição de arte imersiva que cria experiências que envolvem os sentidos de maneiras inesperadas. Aposto que nem os adultos vão resistir a um mergulho na enorme piscina de bolinhas. 

View this post on Instagram

A post shared by Color Factory • Exhibit (@colorfactoryco)

+ Veja como economizar na visita aos museus de Nova York

Parques

Além do Central Park, existe uma porção de outros parques nova-iorquinos atrativos para a criançada. O Bryant Park é um destino super agradável, especialmente se estiver com a pista de patinação e o mercado de Natal (veja aqui um guia dos mercados natalinos de Nova York). Não deixe de ir até o carrossel, é lindo.

View this post on Instagram

A post shared by Bryant Park (@bryantparknyc)

O Domino Park, em Williamsburg, tem quadras de esportes, um playground que imita uma fábrica e uma fonte de água onde as crianças brincam durante o verão — leve roupas secas para trocar. Falei mais sobre esse parque ainda pouco conhecido nesse outro post.

View this post on Instagram

A post shared by Domino Park (@dominopark)

O Brooklyn Bridge Park, em Dumbo, tem várias atividades em seus píers, amplos gramados e o belíssimo Jane’s Carousel.

O Luna Park, que fica na beira da praia no pitoresco bairro de Coney Island, é um parque de diversão histórico onde vocês podem passar longas horas se divertindo. E ainda podem fazer a dobradinha com o New York Aquarium, que fica bem ali ao lado.

View this post on Instagram

A post shared by Luna Park in Coney Island (@lunaparknyc)

Broadway

Imagine levar as crianças a um espetáculo da Broadway. Demais, né? O inglês pode ser um empecilho, mas o aspecto visual já conta tanto, que eles nem vão se importar (e você sempre pode dar uma ajudinha na tradução).

Entre os recomendados para eles, tem o clássico e imperdível Lion King, a superprodução da Disney Aladdin, a história da bruxinha do Mágico de Oz em Wicked e a versão para os palcos de Back to the Future, com a mesma história do filme.

View this post on Instagram

A post shared by GMA3: What You Need To Know (@abcgma3)

Harry Potter and the Cursed Child é longo, tem muitas falas em inglês e conta uma história inédita que não está nos livros, portanto requer mais atenção. Por outro lado, entrega efeitos especiais impressionantes que vão encantar os fãs do bruxinho.

+ Veja como conseguir ingressos baratos para a Broadway

Missão possível

Andar com crianças em dias de neve não vai ser a tarefa mais fácil do mundo, admito. Mas isso não significa que você tenha que desistir de uma viagem com os pequenos durante o inverno de Nova York. Se conseguir manter o bom humor e encarar os desafios com leveza, dá tudo certo. Uma opção é trazer, comprar ou alugar um carrinho (com empresas como a Traveling Baby) para levar as crianças quando o cansaço bater.

 

Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Busque as melhores opções de voos para Nova York

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade