Hambúrguer. Eu amo, nós amamos e os berlinenses também amam.
Vai aí uma lista de 5 lugares legais – e gostosos – pra lambuzar os dedos com os hambúrgueres de Berlim.
Berlin Burger International berlinburgerinternational.com
A portinha de nada em Kreuzkölln não dá a dica que dali saem um dos hambúrgueres mais famosos da cidade. O menu é simples mas não deixa a desejar na qualidade e generosidade das porções. Não sei você, mas pra mim batata precisa ser levada a sério e lá eles entenderam. A porção de batata frita doce vale a pena. A pena é que tem poucos lugares pra sentar, logo, a chance de você comer em pé é grande. Do lado de fora tem bancos mas quem aguenta comer ali quando está frio?
Burgermeister burger-meister.de
O inusitado do lugar que hoje serve hambúrgueres perfeitos com batatas fritas polvilhadas com queijo, é que ali já funcionou um banheiro público. Well, por ser famosinho, sempre rola uma espera. Se prepare pra tomar umas baforadas de gordura das grelhas enquanto a tua vez não chega e de vez em quando sentir a trepidação do trem que passa logo acima das cabeças dos convivas. Fica no descoladinho Kreuzberg.
BurgerAMT burgeramt.com
Esqueça tudo o que você sabe sobre hambúrguer gourmet. A belezura não é o forte dos hambúrgueres com carnes especialíssimas, em compensação os caras não têm medo de arriscar nas combinações inusitadas de guacamole, teriyaki, abacaxi ou amendoim dos enormes hambúrgueres. Sim, tem pra vegetarianos. Sim, rola black music. Sim, fica no esquisitão e adorável bairro de Friedrichshain.
Shiso Burger shisoburger.de
Numa das ruas mais charmosas do Scheunenviertel, a Auguststraße, o Shiso é especializado em hambúrgueres com toque asiático. As carnes são de primeira e ainda é possível fazer a troca pela carne rica de Wagyu. Rola também hambúrguer de peixes e vegetarianos. Lota, haja paciência pra degustar as delicinhas (sim, no diminutivo, não são suuuuper bem servidas, não) servidas em simpáticos potinhos chineses de madeira.
White Trash Food white trashfastfood.com
Antes dos hambúrgueres, vale a pena falar um pouco mais do lugar. O nome já diz, é trash. O bar de rock – e casa de show e restaurante e estúdio de tatuagem – fica num galpão no Alt-Treptow entre armazéns, antigas docas e baladas. A decoração é um misto de tudo que outrora já esteve em algum lixo da cidade: velharias, objetos chineses, aquários, árvores de natal e por aí vai. Há versões vegetarianas pra quase tudo que servem lá, isso é legal. Mas, na minha opinião, o melhor prato da casa é o Octopus Burger, que apresenta nada mais nada menos que um polvo inteiro estatelado no pão quentinho. A descrição do cardápio – que tem o melhor texto de cardápios do mundo mundial – é ótima: “Na Puglia todos comem, crianças e velhos, até mesmo no MacDonalds eles servem o Tentacle Supreme Burger…”
Se puder ir num dia de show, melhor. Se estiver sol, a área externa também é uma delícia.
+ SOBRE BERLIM
Berlim, o que esperar e não esperar
Berlim, 12 bairros pra conhecer a cidade
Berlim, 15 coisas que não a cara da cidade
Berlim, um spa pra ir antes de morrer
Berlim, aplicativo de viagem super legal
Se você quiser ver mais fotos e dicas, siga-me no INSTAGRAM!