Restaurante em Lisboa tem uma piscina sobre o rio Tejo
O restaurante SUD Lisboa Terrazza tem também pizzaria, bar, lounge... E claro, essa piscina com vista para o Tejo que é de fazer chorar!
Tarde de segunda-feira. Os termômetros marcavam mais de 30ºC, a brisa soprava fresca e os barquinhos a vela iam e vinham poeticamente sob a Ponte 25 de Abril. De dentro da piscina, eu observava tudo isso de camarote, com a incrível sensação de flutuar sobre o Tejo.
O SUD Lisboa Terrazza tem uma localização imbatível: fica bem ao lado do MAAT, o novo e futurista Museu de Arte e Arquitetura, em pleno bairro de Belém. Seja do restaurante, seja do bar, seja de dentro da piscina, a vista é sempre um absurdo.
Não é seu único mérito. É tudo supermoderninho, como se vê na foto abaixo:
Ou nesta:
Inaugurado há pouco tempo, o espaço fica aberto o dia inteiro – o menu é que vai mudando para acompanhar o turno.
Às 8h da manhã, quando abre, serve café da manhã. Há vários combos de brunch, mas meus olhos não conseguiam se desviar da opção de panquecas (tipo americanas) e waffles, servidos com morangos, mirtilos, banana, Nutella, amêndoas e manteiga.
Ficou prometida uma volta em breve – porque já cheguei na hora do almoço. Que, aliás, foi uma sucessão de delícias.
Para começar, burrata. Não uma burrata qualquer, mas uma burrata que vem da Itália três vezes por semana, de avião, diretamente de Adria, na Puglia. Cremosa, chega a derreter. Sabor suave e super equilibrado.
Na sequência, seguimos a sugestão da casa: dividir os pratos. E começamos com um belo risoto de aspargos com gengibre e mousse de parmesão.
Depois, tagliolino romagnolo: uma massa de ovos feita in loco, com frutos do mar.
Diante da sobremesa eu não sabia se ria ou chorava. Se ria de alegria e emoção diante daquelas lindezas; ou se chorava pensando que na sequência eu iria para a piscina. Nada de lágrimas!
E então comi de tudo: panna cotta cítrica com crumble de amêndoas, tiramisù com sorvete de pralinè e mousse de chocolate com caramelo salgado e sorvete de cardamomo.
A esta altura já deve ter dado para perceber : o menu é italiano. Há uma aba inteira dedicada às pizzas. Entre os sabores, presunto de Parma com rúcula e lascas de parmesão; queijo taleggio com trufas negras; marguerita com mozarela de búfala.
Há ainda sanduíches, petiscos, cafés e chás especiais. E um bom menu de bebidas para acompanhar. Sabe aquela dúvida de onde marcar um café no meio da tarde, uma reunião de última hora, um brunch antes de ir para o aeroporto, uma pizza com amigos ou uma balada com DJ? O SUD é a resposta para tudo isso. E o melhor: tem uma ótima relação custo-benefício.
Vamos então ao que mais desperta a curiosidade: e a piscina? A entrada custa € 45. É caro. Mas tem o Tejo. E tem espreguiçadeiras macias, e tem toalhas felpudas, e tem bar. Só acho que a política de fechar para mergulhos depois das 18h, quando o bar é aberto ao público em geral, não tem muito sentido. Afinal, durante o verão, tem sol até 21h. É como tirar criança da piscina às 15h, sabe? Mas dá para ficar até o sol se pôr, um espetáculo ainda mais especial visto dali.
Encontre aqui hospedagens em Lisboa