Saiba como ver Lisboa (e outras coisas mais) do outro lado do Tejo

Por Guilherme Tosetto e Maria Ribeiro 21 ago 2015, 10h12

Uma das paisagens mais procuradas por quem visita Lisboa é a vista do Tejo, mas você já pensou em atravessá-lo e ver a capital portuguesa do lado de lá? Pegar uma das barcas rumo à Cacilhas é um passeio rápido, agradável e um dos nossos programas favoritos.

As viagens partem da estação Cais do Sodré e demoram em média 10 minutos. Logo, na chegada, há vários restaurantes que servem peixes frescos e frutos do mar, os preços geralmente são um pouco mais baixos do que em Lisboa.

Um gramado convidativo para contemplar a Ponte 25 de Abril

Um gramado perfeito para contemplar a Ponte 25 de Abril (Foto: Ora, Pois!)

Antes de se deleitar com os sabores regionais, sugerimos um passeio pelo Cais do Ginjal, que fica à direita de quem desce das barcas. Dali já se tem uma bela visão de Lisboa. Continue até o final do calçadão, onde há dois bares com mesinhas convidativas na beira do rio. Os nomes são bem apropriados para a localização: Ponto Final e Atira-te ao rio. Mas o caminho não acaba ali, é possível andar mais alguns metros e chegar a um pequeno jardim, bom para fazer um piquenique ou uma pausa de frente para Lisboa e a ponte 25 de Abril, que liga a cidade à margem sul, como se fala por aqui.

Neste jardim, pegue o elevador para a parte alta de Cacilhas. Ali há um centrinho histórico e a Casa da Cerca, um espaço de arte contemporânea com uma programação intensa e um simpático jardim botânico.

Se quiser esticar o passeio dá para ir de ônibus até o Cristo Rei, uma estátua às margens do Tejo no melhor estilo Cristo Redentor. Antes de voltar para a barca, aproveite para conhecer o calçadão próximo ao cais, com várias opções para comer e beber, de hambúrguer até clássicos da cozinha portuguesa.

 

Lisboa – Cacilhas
Saída: estação Cais do Sodré
Horário: 5h20 às 1h40, todos os dias da semana, inclusive feriados
Preço do bilhete: 1,20 euro

O Tejo e Lisboa ao fundo visto do alto de Cacilhas

O Tejo e Lisboa ao fundo vistos do alto de Cacilhas (Foto: Ora, Pois!)

Continua após a publicidade
Publicidade