Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Portugal brilha no último episódio da série “A Casa do Dragão”

Paisagens incríveis e uma declaração de amor dos atores e produtores às paisagens do centro do país, cenário do grand finale da temporada

Por Rachel Verano
Atualizado em 25 out 2022, 16h40 - Publicado em 25 out 2022, 15h34
Monsanto, Portugal
As ruelas íngremes e estreitas, as pedras surreais e o casario secular de Monsanto. (Cavan Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Portugal finalmente brilhou em “A Casa do Dragão”, a mega produção da HBO Max que antecede a narrativa de “Game of Thrones” e foi baseada no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin. O episódio mais aguardado dos lados de cá do Atlântico foi justamente o décimo e último da primeira temporada, “The Black Queen”, que foi ao ar no domingo (23). Nele, a pequena e pacata aldeia de Monsanto, no centro do país (a cerca de 280 quilômetros tanto de Lisboa quanto do Porto), assume seu papel de protagonista ao lado dos atores Emma D’Arcy (Rhaenyra Targaryen) e Matt Smith (Daemon Targaryen).

Reprodução de um trecho da série A Casa do Dragão que mostra o elenco no topo de uma montanha com gigantescas formações rochosas
Reprodução de cena do último episódio da série “A Casa do Dragão”, filmado na aldeia de Monsanto, em Portugal. (Reprodução da tela/Reprodução)

Formações rochosas gigantescas, uma neblina persistente e enigmática e as ruínas de um castelo templário medieval compuseram o cenário de Pedra do Dragão, que no enredo é uma ilha de origem vulcânica localizada na Baía de Água Negra. A master operação mobilizou do presidente às Forças Armadas portuguesas, numa operação que contou com o apoio de helicópteros e um verdadeiro arsenal para levar ao topo das montanhas todo o aparato de filmagens (além da equipe e do elenco, que somavam mais de 200 pessoas).

Reprodução de um trecho da série A Casa do Dragão que mostra dois personagens no topo da montanha com uma bela vista do vale
Mais uma cena do episódio onde Portugal é um dos protagonistas, com os cenários enigmáticos de Monsanto. (Reprodução da tela/Reprodução)

“A ida a Portugal foi inédita para Game of Thrones e até para a indústria do cinema em geral. O melhor é que há muito de Portugal intocado que ainda não foi visto no cinema”, disse o produtor executivo Ryan J. Condal em um vídeo lançado pela HBO Max Portugal com os bastidores das cenas gravadas por aqui. “É um país lindo e ótimo para filmagens (…). Fomos um bocado por capricho e ficamos de queixo caído”, declarou o diretor Miguel Sapochnik, enchendo os portugueses de orgulho e ganhando as manchetes das principais publicações do país. 

Continua após a publicidade
Formação rochosa impressionante em Portugal
A paisagem nos arredores da aldeia de Monsanto: ares surreais, perfeitos para a ficção científica. (Luis Silva | Unsplash/Reprodução)

O elenco fez coro. “É um lugar incrível. É literalmente uma aldeia construída numa encosta”, disse Emma D’Arcy (Rhaenyra Targaryen), que revelou adorar percorrer a pé, diariamente, os 15 minutos do trecho final da subida até a aldeia, onde os carros não passam. “Era uma subida e tanto, mas era bom fazê-la todos os dias. Antes de trabalhar, de manhã, fazíamos uma boa caminhada até uma área magnífica cheia de beleza natural”, acrescentou Matt Smith (Daemon Targaryen). “É um lugar bem louco, para ser sincero”, arrematou Elliot Grihault (Lucerys Velaryon).

Leia tudo sobre Portugal

Busque hospedagem em Portugal e veja as melhores opções de voos

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade