Portugal: boas novas para quando a pandemia der uma trégua
Alguns dos principais rankings do turismo mundial posicionaram o país no topo - mais razões para colocar na lista para um futuro (esperemos que) próximo!
Todo ano, mais ou menos nessa época, as principais publicações de turismo do mundo lançam as suas apostas de melhores destinos, melhores hotéis e melhores experiências para os meses a seguir. Portugal ocupa um belíssimo primeiro lugar em pelo menos dois rankings, o que é uma bela lufada de ar fresco neste momento crítico da pandemia por aqui (vai anotando!).
O primeiro é a lista “21 Places to Go in 2021”, do jornal britânico The Guardian, uma eleição que, nesta edição, foi feita por jornalistas e escritores de viagens sobre os lugares para onde sonham voltar em breve. A pequenina e fofa Amarante, a meio caminho entre o Porto e o Douro, da qual já falei aqui, encabeça as sugestões com a dica de “um passeio e um deleite gourmet à beira do rio”. Além de atrações como a igreja medieval de São Gonçalo e o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, o highlight é o incrível hotel Casa da Calçada e o seu restaurante Largo do Paço, dono de uma estrela Michelin, comandado pelo chef Tiago Bonito.
No quesito melhores hotéis, Portugal cravou duas indicações especialíssimas na ultra restrita Gold List 2021 da revista Condé Nast Traveller, da qual fazem parte apenas 30 hotéis em todo o mundo, segundo eles os seus “clássicos favoritos”.
Ocupando o primeiríssimo lugar, o The Albatroz Hotel consegue uma proeza rara por aqui: está debruçado sobre a praia, em Cascais, a poucos passos da areia. Diz a revista: “Por dentro, há uma sensação duradoura de elegância, um toque de mistério da era da guerra, quando espiões enchiam os salões. Uma frescura do século 21 acaba de ser acrescentada pela talentosa designer Gracinha Viterbo (…)”. As diárias, em março, apontam para valores desde € 150.
O outro hotel que figura na lista é o low-profile Santa Clara 1728, parte do portfólio genial e exclusivo do grupo Silent Living. O hotel, de apenas seis quartos, fica escondido nas ruelas de Alfama com uma decoração de um bom gosto que dói. “Esta propriedade de seis quartos no antigo bairro cultural, no topo de uma das sete colinas de Lisboa, tira a sensação de ser um viajante em uma cidade estrangeira, entregando o que tantos prometem mas não cumprem: ser uma casa longe de casa”, diz a revista.
Um outro ranking do qual Portugal já é habitué é o World Travel Awards, que teve os resultados divulgados no final do ano passado numa cerimônia online. Entre as principais categorias arrebatadas pelo país estão as de Melhor Destino de Praia do Mundo (Algarve); Melhor Destino Ilha do Mundo (Madeira); Melhor Cidade para uma Escapada Turística (Lisboa); Melhor Atração de Aventura (Passadiços do Paiva); e melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico (Dark Sky Alqueva).
Agora é torcer para a pandemia dar uma trégua, as fronteiras abrirem e o turismo ir voltando aos poucos para a gente poder voltar a usar o passaporte de novo!
Busque hospedagens em Portugal