Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Pandemia: uma nova experiência gourmet em Lisboa

Um casal de brasileiros lança um novo negócio providencial para o momento: uma caixa recheada de delícias para comer na praia, no parque, em casa!

Por Rachel Verano
Atualizado em 18 set 2020, 12h20 - Publicado em 22 ago 2020, 12h31
Mesa posta com os ingredientes da caixa Chiara: sotaque italiano nas receitas (Bruno Barata/Reprodução)

Quando os paulistanos Rogério e Giuliana decidiram se mudar para Lisboa, em 2018, eles tinham um plano em mente: abrir um restaurante especializado em brunch. Na bagagem, quase 10 anos de experiência na área (Giuliana já estava no segundo restaurante na capital paulista e, embora venha da área financeira, já tinha se descoberto chef). O projeto foi ganhando forma: o business plan já estava pronto, a procura pelo ponto andava a mil e… chegou a pandemia.

Os meses de isolamento e lockdown foram moldando novas ideias, num cenário em que os altos custos atrelados à abertura de um restaurante  e os riscos inerentes pareciam completamente fora de contexto. “Sentimos que este mercado ainda ia sofrer muito”, diz Giuliana. Foi então que veio o click: colocar a gastronomia, literalmente, dentro de uma caixa (ou cabaz, como se diz em Portugal).

View this post on Instagram

O primeiro cabaz da Lisbela ( #chiara ) está em lançamento mas já estamos desenvolvendo novidades para estarmos sempre presentes em vossas vidas. #cabaz #italia #chiara #lisbela

A post shared by Lisbela (@lisbelapt) on

Continua após a publicidade

Assim nasceu a Lisbela, um mês atrás: como “uma forma de carinho, de amor e de cuidado para suprir um pouquinho a falta de tudo isso que as pessoas estavam sofrendo na pandemia”. São caixas temáticas recheadas de delícias que podem ser encomendadas para momentos especiais. Que tal uma ida à praia com wraps, saladas e snacks light? Ou um piquenique com direito a focaccia, pães artesanais, caponata, queijos e presunto cru?

A ideia é perfeita para o momento em que os programas ao ar livre estão em alta, mas também vale para refeições especiais em casa (inclusive para quem se hospeda em Airbnb e hotel, uma vez que vem tudo pronto) – uma das caixas é providencial para o café da manhã, por exemplo, e vem com waffles, panquecas, iogurte, granola… Por enquanto, são cinco opções (incluindo uma vegetariana) que servem de 2 a 6 pessoas e preços entre € 35 e € 65.

A caixa Chiara: refeição completa ou a entrada perfeita para um jantar especial (Bruno Barata/Reprodução)

O melhor? É a própria chef Giuliana quem prepara cada receita, dos tomates secos aos pães de casquinha crocante e recheio macio. Entre as comidinhas especiais criadas por ela, a caponata e o bacalhau amanteigado, para comer como aperitivo, são inesquecíveis. As caixas podem ser incrementadas ainda com vinhos (branco, rosé ou tinto) e uma sobremesa especial: um fudge brownie.

Publicidade